segunda-feira, 14 de abril de 2008

Valdir Perazzo: o melhor orador do Acre

Quem seria o melhor orador do Acre?

Eu não tenho dúvida em responder: Valdir Perazzo Leite.

Alguém diria: "mas isso é só no Júri."

Não, ele é o melhor em todas as tribuna. Na judiciária, na política, na sacra. Suas características de orador o torna imbatível em qualquer arena.

Não é a toa que é vítima, por vezes, da perseguição e da inveja, essa maldita bruxa, pedadoga da mentira.

Sua voz límpida, seu argumento lógico, seu entusiamo arrebatador, seus ideais elevados, seus gestos firmes e poéticos, o silêncio bem medido, a coragem da palavra, fazem dele o melhor tribuno do Acre.

Sua oratória é grandiosa porque se aproxima de duas grandes artes: da arte musical e da arte poética.

Sou um estudioso da ciência retórica. Possuo dezenas de livros sobre ela. Conheço grandes oradores brasileiros. Mas me inspiro na oratória de Valdir Perazzo.

Fizemos juntos dois grandes júris. Ele brilha tanto que a luz que emite atingi a bílis dos medíocres.

É aquela velha história do sapo que pula sem motivo em cima do vaga-lume, e ao ser indagado do porque de tamanha violência com o pirilambo, respondia: "porque ele brilha".

Claro que temos outros oradores no Acre, mas da estatura de Valdir Perrazzo não temos. Ele é o melhor orador do Acre.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sanderson, o Dr. Valdir Perazzo é muito bom mesmo no tocante a oratória. Mas, você também é fera, e talvez esteja com excesso de humildade. Ah! não esquece da próxima vez, quando o assunto for oratória, de mencionar aquele defensor público...

. disse...

Querido Sanderson, me ajude a convencer o nosso Perazzo e ingressar na carreira politico-partidaria, seria muito agradavel ver seus discursos na ALEAC ou quem sabe no congresso nacional