segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Nos domínios da alta oratória

Você não encontrará esta lição em nenhum compêndio de oratória.

O grande místico, orador e pensador Osho ensina-nos que é preciso silenciar a mente para mergulhar nos segredos do interior da alma, fonte onde as palavras são geradas, local de grande beleza e poesia. Só se chega lá sem os ruídos da mente tagarela.

Mas não basta chegar até lá, é preciso trazê-las ao mundo da mente resguardadas de todas as impurezas e de todos os barulhos mentais.

Para que a mente seja o instrumento das palavras é preciso encontrar-se renovada e cheia de energia e vigor, descansada e limpa. Dessa forma, tudo o que você disser estará cheio de autoridade, de verdade, de sinceridade e terá grande significado.

Você pode até repetir as mesmas palavras de antes, mas, quando a mente está fortalecida e descansada, elas ganham novo impacto e poder de convencimento.

A pessoa carismática é aquela que sabe silenciar a mente, para relaxar e encontrar as energias das palavras. Tudo o que ela fala soa como poesia.

Ela não precisa fornecer provas ou demonstrações lógicas do que está dizendo - sua própria energia já basta para influenciar as pessoas.

Quando se aprende a silenciar a mente, usando-a somente quando necessário, ela concentra tanta energia que cada palavra pronunciada atinge diretamente o coração. Há quem considere hipnóticas as mentes de pessoas com personalidades carismáticas. Elas são poderosas e refrescantes, uma eterna primavera.

Nenhum comentário: