quarta-feira, 30 de julho de 2008

Acima de tudo, as leis divinas


Muitos reclamam que perderam os bens materiais, que foram roubados, enganados, iludidos. Mas poucos percebem quando seus bens espirituais sofrem os mesmos problemas, só que com uma enorme agravante, nós mesmos somos os ladrões. E esses nossos delitos serão anotados em nossa ficha espiritual. Só podemos afirmar que somos proprietários de determinadas virtudes quando elas conseguem passar incólumes pelas ilusões da vida, quando se firmam, quando se impõem, quando vencem as más inclinações, os vícios, as tentações. Leia o texto abaixo e verás um grande exemplo de amor a justiça, tendo como autor principal um advogado.

Você certamente já leu ou ouviu, algum dia, a notícia de roubo, incêndio, naufrágio ou explosão de algum bem móvel ou imóvel que pertencia a alguém, não é mesmo?

No entanto, ninguém jamais ouviu ou leu uma manchete com os dizeres:

"Foi roubada a coragem desta ou daquela pessoa."-"Foi extraviada grande porção de otimismo, quem a encontrar favor devolver no endereço citado".

Ou então, "Incêndio consumiu toda a fidelidade de Fulano", ou "Naufragou a honestidade de Beltrano."

Enfim, nunca se ouve falar que as virtudes de alguém tenham sofrido assaltos ou outro dano qualquer.

Todavia, isso acontece, diariamente, quando as negociatas indignas põem por terra a honestidade e a honradez deste ou daquele cidadão, que sucumbe ante grandes quantias em dinheiro ou favorecimentos de toda ordem.

No entanto, as virtudes que se deixam arrastar por interesses próprios, não são virtudes efetivas, são ensaios de virtudes.

Quem, verdadeiramente, conquista uma virtude, jamais a perde.

Contou-nos um amigo, jovem advogado que labora num órgão público que, em certa ocasião, estava com uma pilha de processos sobre a mesa, quando seu superior entrou na sala, tomou dois daqueles processos e pôs de lado, dizendo-lhe:

"Quero que você arquive estes processos."

O advogado perguntou por que razão deveria arquivá-los, e o diretor respondeu simplesmente: "Porque os acusados são meus amigos e me pediram esse favor".

O moço que, por sua vez, tinha um compromisso sério com a própria consciência, que é onde estão inscritas as Leis Divinas, fez com que os processos seguissem seu curso sem interferir.

Tempos depois, os amigos do diretor tiveram que arcar com as custas do processo e indenizar vários cidadãos, aos quais haviam prejudicado de alguma forma.

E, quando o diretor foi tirar satisfação com o advogado, este argumentou que o fato de os acusados serem seus amigos, não era suficiente para isentá-los da responsabilidade dos seus atos. E que somente a falta de provas poderia livrá-los, o que não era o caso.

Se esse jovem advogado não tivesse firmeza de caráter, poderia ter dado ocasião a que fosse registrado em sua ficha espiritual a seguinte anotação:

"Este espírito sofreu, em tal data, um assalto da corrupção e da prepotência e teve seus bens mais preciosos, que são a fidelidade e a honestidade, roubados."

Mas, felizmente, isso não aconteceu.

Pense nisso!

Toda vez que permitimos que nossas virtudes sejam compradas ou roubadas, ficamos mais pobres espiritualmente.

Toda vez que aplaudimos a corrupção e a ganância, tirando proveito de cargos, posições sociais, ou de situações diversas em benefício próprio e em detrimento de outrem, estamos nos candidatando a entrar no Mundo Espiritual como mendigos morais.

Pense nisso agora, mas, principalmente, antes de escolher o seu candidato nas próximas eleições.
Redação do Momento Espírita, com base em fato real.

www.momento.com.br

Nenhum comentário: