quarta-feira, 4 de junho de 2008

A boa e a má fama do advogado

A boa fama do advogado só se conquista com muito trabalho, ciência, talento e ética.

O advogado deve zelar pelo seu bom nome, pensando, falando e agindo sempre da maneira mais certa possível.

Na ambição de ganhar dinheiro fácil muitos enveredam pelo erro, ao aceitarem qualquer causa, não medindo as conseqüencias futuras advindas da impaciência. Usam de todos os artícifios para enganar, sugar mais dinheiro do cliente, e fugir de suas responsabilidades. Até podem ganhar muito dinheiro, no início da profissão, usando esses expedientes, mas ninguém é capaz de enganar o tempo todo, como afirmava o grande advogado americiano Abraão Lincoln.

Ficam assim malvistos pelos seus constituintes, pelos familiares dos constituintes, pelos amigos dos constituintes. Que por sua vez reproduzem as críticas aos vizinhos, aos policiais, aos outros advogados, aos serventuários da justiça, aos magistrados, aos promotores etc. Essa é a pior propaganda. Em pouco tempo a profissão restará inviabilizada.

Por outro lado, quando o advogado seleciona suas causas, trabalhando nelas corretamente, dedicando-se com amor, usando o talento, a ciência e a ética na defesa dos direitos a si confiados, angaria a justa admiração de todos. Vai se firmando na carreira, constriundo sua casa sobre a rocha. Pode ter prejuízos financeiros ao recusar o patrocínio de causas ilícitas, imorais ou juridicamente inviáveis. Mas crescerá com paz de espírito e respeito, a cada dia dando mais um passo no caminho do bom sucesso.

O primeiro caminho é tentador, mas leva a perdição. O segundo caminho é dificil de trilhar, mas leva a salvação. O primeiro caminho transforma a advocacia na mais vil das profissões. O segundo a transforma na mais nobre delas.

O plantio é livre, mas a colheita é obrigatória.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito Bom!