segunda-feira, 17 de março de 2008

A puta velha

"Não conhece o direito quem só estuda o direito"
Holbach

O advogado Jair de Medeiros foi uma das pessoas que mais me deu apoio na minha carreira de criminalista. Merece meu respeito e gratidão. É um poço de experiência. E os mais jovens, como eu, só tem a aprender com ele. Nossa amizade permiti a brincadeira. Abaixo, uma história que só o tempo ensina.

Era um Júri complicado. A acusação tinha provado a culpa do acusado, para além de qualquer dúvida. Por lei, essa é a obrigação de quem acusa. E foi cumprida.

Dr. Jair de Medeiros defendia o acusado, homem alto e forte, já de idade um pouco avançada. Vendo a situação difícil buscou uma saída, alegando aos jurados que antes do julgamento tinha conversado com o delegado que presidiu o inquérito do caso e este lhe teria dito que no fundo acreditava na inocência de seu cliente.

O promotor imediatamente protestou e requereu ao Presidente do Júri que fosse chamado o delegado para confirmar ou negar o que o advogado estava afirmando, com a concordância do Conselho de Sentença. O Juiz deferiu e a sessão foi suspensa até a chegada do delegado.

A advogado se viu numa grande encrenca, a tática não tinha funcionado, "o colar colou" não deu certo. O Promotor estava atento. O que fazer? Ficava branco, ficava amarelo, ficava vermelho, andava de um lado para o outro, sem saber o rumo. Dava uma mordida na sua maçã, outra mordida, mas outra mordida, e a guardava no bolso. Repetiu isso até acabar a maçã, dieta que até hoje segue a risca.

Quando o delegado chegou no Plenário do Júri, de repente, o advogado teve o início de um passamento.

O promotor, com medo de acontecer alguma coisa, propôs a suspensão do julgamento, mas o advogado balançava a mão dando a entender que não precisava tanto, e tornava a respirar cada fez mais ofegante. O Juiz, vendo que a situação estava se complicando, resolveu então dissolver o Conselho de Sentença e marcar nova data para o julgamento.

Já lá fora, o Jair de Medeiros me chamou e disse: "Sanderson eu sei que tu é bom, é um dos melhores oradores do nosso meio", e batendo firme no peito se orgulhava e concluía, "mas antigüidade é posto, e tu tem que aprender muito com essa puta velha aqui!".

Eu fiquei realmente impressionado.

2 comentários:

André Neri disse...

Bacana, doutor! Muito bem humorado. Abraço!

Anônimo disse...

e ai professor fui seu aluno no lourival sombra e gosto muito do seu estilo de lhe dar com politica acreana parabenssssssssssssssssssss