sexta-feira, 14 de março de 2008

Uma tese difícil de ser pronunciada

"A palavra é tão importante que Deus, antes de criar o mundo, ao dizer "cria-te mundo", havia criado a palavra". César Salgado.

Era ainda cedo quando cheguei no Fórum, e vi vários amigos reunidos. Aproximei-me deles e fiz as saudações de praxe.

Estavam tão concentrados que me responderam vagamente.

Ouvi quando o Dr. Jair de Medeiros, advogado antigo, perito em soltar presos, na base da boa conversa com juízes e promotores, estava falando de um Júri que tinha feito em Brasília, em um caso famoso envolvendo os comparsas de Hildebrando Pascoal.

A tese levantada, segundo o causídico, era rara e ninguém, a não ser ele, sabia sustentá-la no Júri, com desenvoltura e completo domínio. No entanto, não falava o nome da tese, deixando-a envolta em suspense.

"Qual é essa tese misteriosa Jair, que só você e mais ninguém no Acre é capaz de sustentá-la?", perguntou o defensor público Gerson Boaventura, em tom de ironia, e me cutucando, e piscando olhos para os outros advogados.

"É a tese da inechichi....., inelechichi...Como é Sandi, como é Sandi?" Perguntou-me, o nobre advogado, que tinha também dificuldade em pronunciar meu nome corretamente.
"Inexigibilidade de conduta diversa", respondi.
Reconhecendo minha humilde capacidade, democraticamente me elevou a sua estatura: "É essa tese mesmo, só eu e o Sandi, só eu e o Sandi, é que sabe sustentar ela no Tribunal do Júri, e mais ninguém".

A gozação foi geral.

7 comentários:

Editor do blog disse...

Seja bem vindo à blogosfera Sanderson. As duas crônicas já publicadas são de arrepiar. Um abraço.

Alberto disse...

Parabéns pelo Blog, gostei dos posts, estarei sempre acompanhando.
Alberto Bardawil Neto

GERSON BOAVENTURA disse...

TÔ MORRENDO DE RIR...CARA FICO IMAGINANDO QUAL SERÁ A REAÇÃO DO DR.JAIR MEDEIRO A ESTA CRÔNICA.
TOMARA QUE ELE NUNCA MAIS QUEIRA DEFENDER TAL TESE DEFENSIVA EM PLENÁRIO...

Marcos Fernando disse...

Sanderson,
Que bom que vc se rendeu aos encantos da tecnologia. É muito bom ter sempre um bom texto a disposição. Mesmo que seja para discordar, rir , refletir ou chorar
Você é uma pessoa muito inteligente , é como tenho um grande apreço pela inteligência, o respeito muito (independente de posição política)
Boa sorte como blogueiro!

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog. Vc é sempre muito talentoso no que faz. Serei mais um leito assíduo.
tenho um blog de fotografias acessa aí www.fittipaldy.blogspot.com
Fittipaldy Oliveira

Edivaldo Santana Dos Santos disse...

Parabéns sanderson,pela coragem que voce sempre tém de debater os temas mais polÊmicos da nossa sociedade, tenho certesa que vc vai trazer a baila muitos assuntos que vai incomodar muitos políticos picaretas e advogados de meia tijeja.

dotor disse...

oi Sanderson, Sou Wellington, mais conhecido como ¨doutor¨cunhado do dr. Gerson Boaventura. Esse blog demorou hein, e vai dar o que falar. Sanderson sua história de vida deve servir de exemplo pra muita gente, eu que tive o prazer de te conhecer antes de vc se tornar o ¨Dr. Sanderson¨ tenho muito orgulho pois vc não esqueceu as suas raízes, além de um homem probro no profissional e pessoal. Sanderson espero que vc se canditate logo a cargos majoritários para que o povo o conheça, e volte a sonhar e ter esperanças de dias melhores aqui nas terras de Galvez
um abraço
Wellington