sexta-feira, 28 de março de 2008

Onde Deus se revela

Encontrei-me recentemente com um amigo, e tomamos juntos um bom café, na livraria Nobel, espaço acolhedor da Neusa e do Ricardo. Conversa vai conversa vem, e ele perguntou-me qual era minha religião. "É católica?". Desconversei. "É católica?", insistiu. Disse a ele que toda minha família foi criada nela, tendo sido eu, inclusive, aprendiz de irmão marista, no seminário de Cruzeiro do Sul.

Continuei dizendo que minha linha era espiritualista e que navegava pelo espiritismo, teosofia, budismo, hinduísmo e hoasca, naquilo que essas religiões tinham de convergente.

Terminei dizendo que Jesus era o Mestre Maior. O Rei que veio agasalhado no ventre da Rainha, pela graça do mistério divino.

Ele ficou um pouco escandalizado, e disse que não acreditava em Deus. Achei por bem encerrar a conversa.

Ghandi já nos ensinava que Deus dá a conhecer aos homens muitos caminhos para se chegar até Ele. O caminho que eu escolhi chega a Deus, e meu Deus não é oculto, é real, e eu O vejo.
Tenho certeza que outras pessoas também chegam a Deus por caminhos diferentes.

Quando meu amigo se preparava para ir embora, um coincidência. Abro numa página do livro Pensamentos, de Pascal, texto 257. Chamei-o e disse, "sabe porque você não acredita em Deus?". "Não". "Pois vou lhe dizer".

"Veja o que o filósofo Pascal, homem de refinada espiritualidade fala sobre o assunto."

Li a parte do texto para meu amigo, onde está escrito, maktub: " Conhecemos a verdade não apenas pela razão, mas pelo coração. É pelo coração que conhecemos as grandes verdades, os grandes princípios, e o raciocínio se esforça em vão em alcançá-los, em combatê-los. O que se conhece pelo coração é mais alto do que aquilo que se conhece pela razão. É por isso que o coração não tem necessidade de mostrar provas para a razão".

O ateu saiu bastante reflexivo. E sinto que ele busca Deus, mas não O encontra, exatamente porque não se dispôs a trilhar nenhum caminho, que não os da razão, onde Deus não faz questão de se revelar. Quando você encontra Deus pelo coração verá de plano que a razão não é tão racional como se julgar ser.

2 comentários:

Cartunista Braga disse...

Gostei demais do seu blog, vocabulário simples e direto. Assim é que é Deus. Parabéns.

Anônimo disse...

Sanderson, parabéns pelo blog e pelo testemunho acerca de sua espiritualidade. Sucesso.