terça-feira, 27 de setembro de 2011

O Sócrates da Polícia Civil do Acre

Precisei por esses dias entrar no site da Polícia Civil do Estado do Acre para registrar on line um boletim de ocorrência em relação a extravio de documentos.

Enquanto tomava as providências, uma frase atribuída a Sócrates, que passava na tela do site, juntamente com outras, chamava-me a atenção: "Os homens bons devem respeitar as leis más, para que os homens maus respeitem as leis boas".

E fiquei dialogando comigo mesmo. Será que o filósofo Sócrates disse um despautério desses? O grande Sócrates? O Sócrates que foi envenenado porque ousou desnudar muitos dos hipócritas valores legais e morais da Grécia do século V a.C. ?

Se a frase é de Sócrates, em que contexto ele disse isso? Sócrates, nos Diálogos, vai argumentando com as compreensões de seus interlocutores, usando muitas vezes suas próprias frases para desmontar as impropriedades de supostas verdades, para mostrar as limitações do conhecimento daqueles que pensavam que tudo sabiam.

Se os homens bons tivessem que obedecer as leis más para dar exemplo aos maus, para que estes obedecessem as leis boas, ainda estaríamos sendo sacrificados nas fogueiras da Santa Inquisição, nos fornos de cremação nazistas, nos cárceres de lubianka de Stálin, nas torturas de todos os regimes totalitários, sejam de esquerda ou de direita.

Leis más, ao contrário do que o suposto Sócrates da Polícia Civel declara, devem ser acossadas, acuadas, transgredidas, combatidas, destruídas, ou melhor, para ser mais politicamente correto, desconstruídas, para que outras leis mais humanas, mais civilizadas, mais decentes possam conduzir a vida em sociedade com mais justiça, harmonia e progresso.

Enquanto terminava de registrar o boletim de ocorrência, um festival de apresentação de "homens maus" sendo presos, ladrões, estupradores, homicidas, todos expostos publicamente, para que saibam respeitar as leis do país, e para mostrar também que a Polícia Civil do Acre trabalha e prende mesmo.

Às favas esse negócio de presunção de inocência! Besteira esse negócio de devido processo legal! De Constituição! De direitos humanos! De direito de bandido! De resguardo de imagem! Disso e daquilo outro! Só quando eu ou um dos meus precisar, aqui pra nós, aí sim, quero que me respeitem!

Prefiro a frase de Solón, o grande legislador grego, a do suposto Sócrates da Polícia Civil do Acre, que mais parece um comediante, passando-se pelo filósofo: "Feliz é o povo que respeita as suas autoridades, quando suas autoridades respeitam as leis".

Um comentário:

Anônimo disse...

Segurança juridica é essencial...