segunda-feira, 12 de setembro de 2011

El arte de vivir

Lendo o livro de Osho, Zarathustra: Um Dios Que Puede Bailar, reproduzo uma passagem de grande valia para nossa reflexão:

"Es una estupidez que ninguma universidad del mundo enseñe a la gente el arte de vivir, el arte de amar, el arte de meditar. Pienso que no hay nada más elevado que el amor, la vida, la meditación, la risa. Puede ser un gran cirujano, un gran ingeniero, un gran científico, un gran psicologo, un gran abogado, aun así necesitarás del sentido del humor, aun así necesitarás en tu vida del arte de amar, del arte de vivir, todos estos grandes valores da consciencia suprema".

A reflexão acima nos mostra de que é preciso ser feliz, não basta apenas ser um grande profissional.

De que adianta ter prestígio, fama, poder, dinheiro se não se conhece a arte de viver? O tanto de felicidade que se tem é o verdadeiro critério para ser medir o real sucesso na vida de uma pessoa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente caro advogado, professor, mestre e amigo.

Viver é uma arte e exemplos existem muitos na grande universidade da vida.

Nossos pais sempre nos ensinaram que o mundo ensina, realmente ensina. A vida para muitos não tem sido fácil e me incluo entre esses. Como bem dizes é preciso saber viver. E com arte é bem melhor, com discrição melhor ainda. Apesar do choro os sorrisos me alegram, o cultivo do cativar me fortalece para enfrentar o dia-a-dia e assim reaprendo a sonhar, pois essa história da vida não tem fim, é nascer e renascer, encontros e reencontros e continuamos sempre que respondemos sim a nossa imaginação.

É tempo de reaprender a sonhar, por mais que alguns sonhos não se realizem, mesmo assim creio na arte da vida, na arte que é a maior de todas, a arte de amar.

* * *