quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Os limites morais de cada um

Todos nós temos nossos limites morais, em um ou outro aspecto da vida. É só examinar! Por isso às vezes se ouve a sentença: "Você não tem moral para falar desse assunto". A moral, nesse caso, é sinônimo de real autoridade.

Jesus falou dos limites morais de cada um, na famosa frase: "Quem não tem pecado atire a primeira pedra."

Os limites morais de cada um têm como fundamento a incompletude, as imperfeições dos seres humanos, que podem ser superados na sua caminhada evolutiva em busca da suprema consciência, onde o homem, na luz da claridade divina, desabrocha todas as suas virtudes, tornando-se um ser plenamente moral.

A consciência dessas limitações já é um grande passo para o crescimento espiritual e moral. Com ela se julga menos, e quando se julga, procura-se ser mais compreensivo e tolerante com os erros do outros; a justiça se aproxima mais da divina justiça, da justiça ensinada por Jesus.

Tenho minhas limitações morais, e em alguns assuntos venho procurando ficar em silêncio. Quando quero dar uma contribuição em determinados temas pondero a respeito se tenho ou não moral para opinar, para defender, para promover uma ideia.

E não conto às vezes que preferi ficar calado no meu lugar. Por esses dias fiz novamente essa escolha, o que me inspirou a escrever esta reflexão. Quero desenvolver, cada dia mais, essa percepção das minhas limitações morais - procurando ampliar minha compreensão com as dos outros -, superando-as com a busca de mais consciência, uma palavra que reverencio como uma palavra sagrada.

Nenhum comentário: