sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Minha amada Grécia!

A Grécia Antiga exerce em mim um fascínio misterioso. Com seus mitos, seus poetas, seus oradores, seus advogados, seus políticos, seus filósofos, seus generais, suas guerras, seus tribunais, seus teatros, seus líderes, sua sabedoria, seus livros, a Grécia parece ter sido mesmo uma terra encantada, de seres extraterrestres, que deixou uma mensagem inapágavel e influente na memória da humanidade.

Essa civilização toca o meu coração, conquista a minha mente, porque sob todos os aspectos ela foi grandiosa, carismática, mágica. Homero, Sócrates, Platão, Aristóteles, Esopo, Perícles, Demóstenes, Diógenes, Eurípedes, Epicuro, e tantos e tantos seres extraordinários, são exemplos que sacudiram a condição humana, em todos os campos do saber.

E dentro de toda essa admiração é que estou lendo o livro Os Oito Pilares da Sabedoria Grega, escrito por Stephen Bertman, Ph. D no assunto. Ele resume esses oitos pilares com suas mensagens da seguinte maneira:

Humanismo: "Valorize suas aptidões humanas e acredite em sua capacidade de realizar grandes coisas".

Busca da Excelência: "Procure ser hoje melhor do que você foi ontem e, amanhã, melhor do que foi hoje".

Prática da moderação: "Cuidado com os extremos, porque neles reside o perigo".

Autoconhecimento: "Identifique e comprenda suas fraquezas e seus pontos fortes".

Racionalismo: "Busque a verdade utilizando o poder da mente".

Curiosidade incansável: "Procure saber o que as coisas realmente são, não simplesmente o que parecem ser".

Amor à liberdade: "Somente quando somos livres podemos encontrar a realização".

Individualismo: "Orgulhe-se de ser quem é: um indivíduo único".

Minha amada Grécia! Minha amada Grécia! Oh, minha amada Grécia! Como Skakespeare por ti suspiro: "Tu me és tão cara como as gotas de sangue que visitam o meu coração".

2 comentários:

Anônimo disse...

Logo pela manhã quando li sua postagem fiquei extasiado não somente com a sua interpretação, mas sim por sentir que essa postagem veio plena de emoção, paixão, amor e emoção pois esse tipo de contextualização me encantam. Vejo que a Grécia exerce certo fascínio na humanidade e mais uma vez confesso que me emocionei e não encontrei respostas de imediato para transcrever o que senti. Simplesmente me coloco no lugar silencioso de saber ouvir.

* * *

Sanderson Silva de Moura disse...

***

Quando cheguei no escritório pela manhã não estava com a menor vontade de escrever, sem qualquer inpiração.

Mas quando peguei o livro Os Oito Pilares da Sabedoria Grega para continuar lendo, o texto fluiu.

O fiz com intensidade, pela admiração que tenho a esta civilização.

Grato pelas suas palavras e pelo feedback. Percepção!

Sanderson