sábado, 11 de agosto de 2012

Sou muito feliz por ser advogado!

Hoje, dia 11, é o Dia do Advogado, é o climax de uma semana dedicada a celebrar a advocacia. O nome advogado é o único nome de profissão que tem a mesma origem da palavra vocação, vocare, ad-vocare, que significa, respectivamente, chamar, chamar para!
 
 O advogado é aquele que é chamado para defender a vida, a honra, o patrimônio, a liberdade, a democracia, a lei, a Constituição, o direito. O advogado é aquele que é chamado para enfrentar o arbítrio, a tirania, o abuso, a prepotência, o engodo, o erro.
 
A charge acima ganhei do amigo Enilson Amorim, num momento difícil e desafiador de minha profissão, onde Têmis parecia me dizer, "É agora que vou ver se tu tens vocação mesmo!" Mas graças a Deus, venci!
 
Somos homens e mulheres provados no fogo das batalhas forenses, agraciados com tantas virtudes provenientes da natureza da nossa própria profissão, dentre elas a virtude da coragem, bem expressa num mandamento ético de nosso ofício: "Nenhum receio de desagradar a magistrado ou autoridade, ou a quem quer que seja, e nenhum receio de incorrer em impopularidade deve deter o advogado no cumprimento de sua missão". Sou muito feliz por ser advogado, por ter realizado um sonho que sempre acalantei desde menino! Viva nossa bela advocacia!

Um comentário:

Anônimo disse...

Deyse Lúcide diz

A trasparência revela as qualidade da alma...

Mas uma vez posto aqui algumas palavras referente a essa data 11 de agosto...

Confiança

Confiança palavra de valor quando empregada verdadeiramente, quando não fica somente nas superficialidades do ser.



Força que é presente que se faz em essência na profissão do advogado.

Quantos em meio a um mar aflito em ondas de tristeza entregam suas vidas na mão de um advogado, mas o fazem pelo merecer, pelo confiar pois é essa a palavra primordial que o profissional da área deve ter “confiança”.



É com essa força que esses soldados, gladiadores em defesa do outro e de si mesmos enfrentam nas arenas dos tribunais o rugir dos leões ferozes por vencer, alguns a qualquer custo. Nesse caso não caberia a palavra confiança, pois advogar não é usar de meios oportunistas para se engrandecer, penso eu que advogar verdadeiramente esteja num contexto intimo que leva esse profissional ao encontro de si com a verdade.