quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O período em que os advogados governaram o mundo

Conhecer a história da advocacia é um elemento indispensável na boa formação cultural do advogado. Estou lendo o livro História da Advocacia: Origens da Profissão de Advogado no Direito Romano, de Hélcio Maciel França Madeira.
 
A influência dos advogados nas tribunas forenses, políticas e militares da Roma do século I a.C era tanta que esse período, para alguns estudiosos, ficou conhecido como o período em que "os advogados governaram o mundo". Nessa época viveram Marco Túlio Cícero, Marco Antonio, Catão, Catulo, Hortêncio, Tibério Graco, Caio Graco, Brutus, Júlio César, Polião, Pompeu, Crasso, Galba, Cipião, Públio Sulpício Rufo.
 
Interessante notar, ao ler o livro, como a advocacia atual, com a sua missão, com os seus deveres éticos, com a sua linguagem, com o seu direito e com o seu jeito de ser, foi marcada fortemente pelas ideias desses grandes homens das tribunas romanas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Creio eu que muitos defenderam com a própria vida essa tão significante profissão. A palavra significante pra mim é muito pouco pra exaltar de forma iluminada tão poderosa instituição. Profissão do bem, que busca mostrar que o bem existem em todo ser, seja ele quem for e o que for.

* * *