quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O que é ser um líder?


Na sequência dos textos em homenagem a Semana do Advogado, vamos agora para os E.U.A., século XIX. A imagem abaixo retrata um dos grandes momentos da história da advocacia mundial: a defesa de Jonh Quincy Adams, na Suprema Corte americana, em favor de Cinque, negro que comandou a rebelião no navio La Amistad, no ano de 1839.

Nesse acontecimento, baseou-se o famoso filme Amistad, de Steven Spielberg, que bem retrata a força, a beleza e o ideal da advocacia, posta em favor das liberdades públicas, da democracia, do bem comum e dos valores universais que devem nortear a conduta humana.

Jonh Quincy Adams foi presidente dos E.U.A, e seu pai, que também era advogado, foi também presidente dos Estados Unidos. Nesse grande Julgamento do Amistad, como ficou conhecido, John Quincy Adams diz muitas coisas bonitas. "A lei que se aplica a esse caso está gravada no direito natural, no direito divino, do quais nossos pais fundaram esta República, direito que consagra a liberdade do homem como inerente a condição de filhos de Deus".

Também disse certa feita, esse grande advogado, ao lhe perguntarem, o que era ser um líder: "Se suas ações inspiram outros a sonharem mais, a aprenderem mais, a fazerem mais, e a serem mais, você é um líder". É marcante nossa história. Viva mais uma vez a nossa gloriosa advocacia!

Nenhum comentário: