segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Os honorários do advogado na visão de um promotor

Certa feita um promotor sustentava a sua acusação, quando dele ouvi, se dirigindo aos jurados, e causando um certo impacto em mim: "O advogado está fazendo a parte dele, tá recebendo dinheiro para isso, tá sendo pago pelo cliente, eu entendo o advogado".

Simplesmente anotei no meu bloco a observação "Tô ganhando. E ele, não está?"

Chegando a vez da defesa, disse:

"O promotor, na tentativa de diminuir o meu trabalho, de menosprezá-lo, de menoscabá-lo, falou aqui, com má-fé e deslealdade, que eu sustento esta defesa porque estou simplesmente comprado pelo vil metal.

Acha o promotor que ele está aqui de graça. Quanto ganha um promotor? Ele faz acusação aqui porque está sendo pago e muito bem pago, porque se fosse de graça ele não estaria neste julgamento. Ganha mais de 20 mil reais por mês para sustentar denúncias injustas, a exemplo desta".

Nesse momento o promotor quis reagir. Mas lhe falei que respeitasse a minha vez de falar como eu tinha respeitado a dele. Ele quis continuar, mas o juiz garantiu a defesa.

E fui adiante: "Talvez o senhor nunca tenha ouvido isso, mas merece ouvir para respeitar mais a advocacia. Eu não faço do meu escritório antro de transações imorais, o senhor não me conhece. Tenho minha profissão como algo sagrado. A Constituição diz que somos imprescindíveis à administração da justiça. E quem o senhor pensa que é para nos transformar em mercernários vilipendiando nossa honra".

Continuei: "Os honorários que eu ganho são mais honestos do que o seu salário, porque eu recebo do cliente e não da vítima. Já o senhor recebe dinheiro até do meu cliente, dos familiares dele, dos amigos dele, que pagam impostos ao Estado para poder bancar seu nababesco salário".

E finalizei: "Aliás não recebo dinheiro, recebo honorários, palavra que vem de honra, honra pela dedicação do meu trabalho. Os jurados estão vendo aqui que tudo o que digo é baseado nas provas. E como o senhor então vem dizer que o que falo, falo porque sou comprado para tanto? Respeite a advocacia, meu caro doutor, ganhar o pão de cada dia da forma que eu ganho, é uma da maneiras mais dignas que encontrei para viver."

Se realmente eu estivesse falando como o promotor estava dizendo, era dever dos jurados condenar o meu constituinte, mas ao contrário, o absolveram com larga e segura margem de votos.

9 comentários:

Pietra Dolamita disse...

A resposta ao promotor foi excelente, perfeita.

Sanderson Silva de Moura disse...

Pietra,

É nosso dever defender o prestígio e o bom nome da advocacia.

Sanderson

Marcos Paulo disse...

Deu orgulho ler tais parágrafos. Gostaria de poder presenciar este tipo de embate com meus próprios olhos.

Parabéns Dr.

Sanderson Silva de Moura disse...

Tudo isso faz parte do clima do júri, Marcos Paulo, da egrégora dessa milenar instituição, onde a oratória faz sua preferida morada.

Sanderson

mackenz disse...

gostei dos argumentos apresentados. confesso que sou formando em enfermagem mas depois de começar a acompanhar seu blog despertei interesse pela advocacia, sucesso a você..

Sanderson Silva de Moura disse...

Mackenz,

Duas faculdades lhe tornará melhor advogado ainda, vá em frente!

Sanderson

Amarisio Freitas disse...

Bela defesa Dr. Sanderson, não só de sua honra mas de sua profissão, bem faria se demais profissionais liberais também assim o agisse, não banalizando seus honorários, sem levar em consideração complexidade e tempo desprendido a atividade desenvolvida.

"O bom profissional não mede esforços para ver seu cliente feliz e justiçado, mesmo que seja para ganhar o mínimo, ou às vezes nada".

Amarísio Freitas
Contador

Sanderson Silva de Moura disse...

Olá Amarísio,

Defender a advocacia é um dever do advogado; da advocacia a defender o prestígio, a honra, a dignidade.

O advogado deve proceder de forma que o torne merecedor do respeito da sociedade.

Gostei da frase que você citou.

abraços

Sanderson

Augusto SP disse...

Eu, como estudante de direito e apaixonado pela profissão de advogado criminalista, talvez conseguisse responder ao promotor de maneira que passasse algo parecido do que o Dr. disse, contudo, não seria de forma nenhuma tão elegante. Realmente ler é preciso.