sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O sucesso está nos detalhes

A palavra detalhe, segundo o dicionário Houaiss, tem sua origem etimológica no Francês, détail, significando pedaço, pequena parte, elementos mínimos de um conjunto.

Ser detalhista é uma virtude. É ver o conjunto a partir da harmonia das partes, de sua perfeita complementariedade. O todo só é o todo quando é feito de todas as suas partes. Se algum detalhe faltar o todo já não pode ser assim chamado.

Numa obra de arte, numa poesia, numa argumentação, numa empresa, em qualquer empreendimento, o detalhe faz a diferença. Para se ver os detalhes é preciso ter sensibilidade e atenção e senso de qualidade.

Quando advogado ergue a sua voz na defesa de uma causa, há de se ter o domínio necessário dos detalhes, da maneira de falar ao que vai falar. A vitória muitas vezes lhe escapa das mãos porque os detalhes foram negligenciados.

Falo aqui de detalhes e não de neurose. Ocasiões existem onde o detalhe é não se preocupar com o detalhes. Repita-se o que é importante: é preciso ter sensibilidade, atenção e senso de qualidade.

O sucesso em grande medida manifesta-se naquelas pessoas que sabem que os detalhes fazem a diferença, aquele pedaço pequenino, às vezes invisível, atômico, que embeleza a arte e que aperfeiçoa a vida.

4 comentários:

Victor Mateus disse...

As vezes o detalhe é não se ligar nos detalhes. A sociedade seria mais alegre se mais pessoas soubessem e aplicassem esse detalhezinho.

Mauricio Belo Ferreira disse...

Caro Dr. Sanderson,

Agradeço pela resposta ao meu comentário.

Apenas para assegurar que, muitas vezes, os detalhes são importantes, relato a história de um julgamento no Júri ocorrido no ano passado na comarca de minha cidade: Um dos quesitos assim foi proposto: "A vítima suportou os ferimentos?"
O verbo "suportar" requeria o sentido de receber, ser alvo dos ferimentos, ao que o conselho de sentença entendeu que "suportar" estaria no sentido de aguentar, resistir. Em suma, a resposta dos leigos foi: "Não suportou, morreu!"
O processo tramita no Tribunal esperando seja deferido nova sessão.

Sanderson Silva de Moura disse...

Interessante este caso.

Quando a decisão sair, se puder envie-me o Acórdão.

Abraços


Sanderson

Mauricio disse...

Ok Dr. vou ver como anda o trâmite do processo. Assim que haja uma decisão lhe encaminho.

Abraço,

Mauricio.