O discurso fraco é aquele que não desperta a adesão dos ouvintes. Descobrir o discurso forte para cada situação é um trabalho de exploração, de busca.
O discurso forte conquista a adesão dos ouvintes, é magnético. Um discurso se une a outro, que se une a outro e que assim vai, por semelhança, crescendo, se propagando, dominando.
É muito importante esse conceito para os oradores. Os advogados, por exemplo, precisam descobrir em cada situação qual o discurso mais forte em favor de seus objetivos. Em muitas causas o discurso forte não está aparente, é descoberto ou até mesmo construído. E ele é forte porque será recepcionado pelos outros espíritos. E saber o que é forte, o que é decisivo, exige inteligência e sensibilidade.
Protágoras afirmava que para cada situação é possível desenvolver pelo menos dois discursos, ambos fortes, coerentes, mas que se contradizem entre si. Daí se nota que não é tarefa das mais fáceis ter ao seu lado o discurso mais forte. A verdade, por ser multicolorida, assim como o bem, o certo, e o justo, tem várias facetas, podem se manifestar de muitas maneiras.
O trabalho do orador é exatamente o de sintonizar-se com o que é mais forte, dentro de todos os argumentos. A percepção é de grande valor, porque sendo luz clareia aquilo que tem mais força persuasiva em cada caso concreto, abrindo caminho para a conquista da vitória.
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