terça-feira, 10 de abril de 2012

Prerrogativas em primeiro lugar!

As prerrogativas são a alma da advocacia, sua essência, sua substância, seu sumo existencial, e o culto delas é a nossa religiosidade profissional, pois sem as prerrogativas somos meros defuntos, do latim defunctus, aquele que não tem mais função alguma.

Um clube dos advogados é algo muito bom, eu mesmo o utilizarei, aliás, o lazer é algo fundamental no equilíbrio do ser humano. Mas de nada adiante festejar no sábado e no domingo, se na segunda-feira o delegado olha na sua cara e diz com arrogância  que não vai lhe fornecer cópia alguma do inquérito policial, e mais, se você reagir ele o prenderá por desacato.

Numa situação dessa não é o clube que resolverá sua situação, a não ser que o advogado  queira afogar suas mágoas por tão desprestigiado tratamento, por tão humilhante servilismo. Numa situação como essa  você precisará de uma OAB forte, aguerrida, lutadora, destemida, independente, guerreira, que faça valer suas dignidade profissional; ela tem poder para tanto, poder de reerguê-lo para o combate.
Reflitamos, caros amigos advogados, reflitamos nobres advogadas, sobre nosso presente e o  nosso amanhã: O que queremos para  nossa advocacia? Por isso  coloco a luta pelas prerrogativas em primeiro lugar, ela será a nossa tábua de salvação. As outras coisas dela fluirão como um rio que anseia pelo mar.

2 comentários:

Pedro Freire disse...

"Prerrogativas em primeiro lugar", ou "a essência das coisas em primeiro lugar", é um chamamento da real missão de como um profissional deve se portar, é estar em um estado de consciência do seu real valor, da importância da profissão exercida com capacidade de compreensão e compromisso com a dignidade humana em primeiro lugar, potanto mais uma vez meus parabéns pelo seu chamamento com o compromisso da real missão de um advogado livre, soberano em saber exercer a sua profissão com maestria e grandeza de valor.

Sanderson Silva de Moura disse...

Olá amigo Pedro Freire, muito grato pela suas palavras de apoio.

A advocacia é uma profissão de suma importância na construção de uma sociedade livre e democrática, e por isso precisa se fazer respeitar e valer sua força constitucional.

Seu querido filho, futuramente brilhante advogado, o Isac Freire vem trilhando bem esse caminho independente e honrado da advocacia. Abraços

Sanderson