segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Por que estudar oratória?

Feliz daquele que desperta para o estudo da ciência da oratória. Pesquisas aos montes mostram que as pessoas que se expressam melhor tem mais oportunidades de sucesso na vida.

E no meu dia a dia vejo que o desconhecimento da oratória leva muitas pessoas a passarem por constrangimentos desnecessários. Constrangem a si mesmos e constrangem também os outros.

É fácil identificar um analfabeto em oratória! Nos parlamentos, nos fóruns, nas salas de aula, na mídia, nos eventos do cotidiano, na comunicação interpessoal, nas igrejas, a ignorância em relação a conhecimentos básicos de oratória é algo assustador, e não mais aceitável pelos ouvintes mais atentos. Há uma frase que diz que os ouvintes são mais observadores e inteligentes do que o orador imagina.

A matemática deveria ser muito simples. Se todos nós somos seres de palavras, usando-as diariamente, por que não as estudamos para as conhecermos melhor? Isso é a oratória, a ciência, a arte, de dizer as palavras com mais habilidade, com mais responsabilidade, com mais consciência.

Quem conhece o básico de oratória não se apossa da palavra, esquecendo-se de que tem outras pessoas para falar também.

Quem conhece o básico de oratória não fala como se estivesse comendo o microfone. Sabe a distancia correta que deve mantê-lo da boca.

Quem conhece o básico de oratória se preocupa com a altura da voz, nem muito baixa, nem muito alta, na medida certa, mas sempre com firmeza.

Quem conhece o básico de oratória evita criar mal-estar com comentários indiscretos, polêmicos, impertinentes, inapropriados, arrogantes, etc.

Quem conhece o básico de oratória sabe da importância da clareza, da objetividade, da concisão, da brevidade.

Quem conhece o básico de oratória sabe o momento certo de falar e de calar, e a maneira de expor um assunto.

Quem conhece o básico de oratória sabe também da importância de ouvir.

Quem conhece o básico da oratória sabe onde colocar as mãos, sabe a postura que se deve ter na hora de falar.

Quem conhece o básico de oratória sabe o jeito certo de se vestir em cada ocasião.

Quem conhece o básico de oratória sabe dirigir suas palavras com efetividade para alcançar um objetivo.

Quem conhece o básico de oratória sabe que tem o dever de dominar o assunto que se vai falar.

Quem conhece o básico de oratória sabe que o floreio da palavra, o exibicionismo do discurso é apenas um atestado de que não conhece o básico de oratória.

Quem conhece o básico da oratória sabe que uma intervenção oral tem que ter pé e cabeça, ordem, organização.

Quem conhece o básico de oratória não enche o ambiente de eu, eu, eu, eu todo tempo. Nem de né, né, né, ou ãm, ãm, ãm, ou tá entendendo, tá entendendo.

Quem conhece o básico de oratória sabe que sua prática tem que ser coerente com o que prega.

Quem conhece o básico de oratória desenvolve um jeito educado, equilibrado, elegante, nobre, democrático e positivo de se manifestar.

Quem conhece o básico de oratória acompanha a reação do público e sabe o que fazer.

É por isso que feliz é a pessoa que desperta para o estudo dessa ciência! É o despertar de seu próprio desenvolvimento pessoal. Um ser que conhece a oratória demonstra acima de tudo que tem respeito por si e pela sociedade em que vive. Quanto mais conhecedores dessa ciência tivermos mais o mundo se tornará um lugar melhor de se viver. Se você duvida examine melhor as questões acima expostas, e você valorizará a oratória como os gregos um dia a valorizaram!

6 comentários:

Marcos Paulo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marcos Paulo disse...

Recentemente terminei de ler o livro que o senhor me recomendou. Oratória para advogados e estudantes de direito de Reinaldo Polito. Pude perceber quão importante é a oratória nos tempos atuais, o livro é bastante objetivo e claro facilitando a leitura para que o mais leigo no assunto possa entender. Ele servirá de material permanente de consulta. Abraços Dr. e sucesso.

Sanderson Silva de Moura disse...

Olá Marcos Paulo,

Parabésn meu amigo, é isso aí. Você despertou para essa ciência. Isso é uma dádiva do criador.

abraços

Sanderson

Anônimo disse...

Caro amigo é através da boa oratoria que as pessoas se interessam por saber quem é o orador e o que fazes. Inúmeras, falarão, intentando um relacionamento fraterno. Cada qual buscando sintonizar com ele dentro de um campo emocional, isso por esse dom, o dom de orador. Parabéns !

Abraços,

* * *

Anônimo disse...

Olá, Dr., tudo bem?

Fiquei muito feliz ao vir visitar seu blog e me deparar com este belo texto! Por incrível coincidência estou trabalhando este tema com os meus alunos do Curso de Direito. Uso, para tanto o livro de Reinaldo Polito, Oratória para Advogados e Estudantes de Direito, excelente!

Sempre digo às minhas turmas que o bom advogado deve saber se colocar diante de um público, caso contrário não alcançará o sucesso desejado em suas argumentações.

Enfim, mais uma vez li aqui textos atuais e importantes. Continue assim!

Abraço,

Profª Kelce

Sanderson Silva de Moura disse...

Olá Professora Kelce,

Muito bom o livro do Reinaldo Polito. Sou um leitor das obras dele.

Concordo com você quando diz que existe uma ligação entre o sucersso e a oratória.

Expressar-se bem é um dever do advogado; não é a toa que Cícero conceituava o advogado como o homem de bem que sabe falar.

Grato pela sua leitura dos meus textos.

Sanderson