terça-feira, 9 de agosto de 2011

A proxêmica: reconheça seu lugar!

Já algum tempo estava querendo me lembrar de um termo que li num livro de oratória e que se referia a distancia que as pessoas devem manter umas das outras para não invadirem o campo de suas privacidades.

O termo é proxêmica, do inglês proxemics, proximidade, palavra usada pelo antropólogo americano Edward Hall, o principal estudioso da proxêmica, no seu livro Dimensão Oculta.

Às vezes determinado indivíduo fala tão perto de você, ou se aproxima tanto, que você se sente incomodado com a situação. Claro que não estamos falando de um amigo, de um filho, de uma namorada, esposa, mãe, que têm, em regra, mas nem sempre, intimidade para tanto. Quanto maior a intimidade menor a distância verbal, física, emocional e espiritual.

No tribunal do júri o advogado tem que ter a delicadeza, a habilidade, o respeito, o conhecimento da proxêmica para não adentrar, quando está falando, no espaço pessoal de cada jurado, no espaço de sua respiração, no espaço de sua transpiração, de sua aura, de seu campo energético.

Saber reconhecer o espaço do outro, o lugar do outro, e só se aproximar mais do que o permitido quando convidado, é sinal de inteligência interpessoal e de maturidade nos relacionamentos.

O desconhecimento da proxêmica pode ser visto como uma inconveniência, uma indiscrição, um constrangimento, uma invasão de privavidade, uma violação do domicílio íntimo. O problema se agrava quando o cheiro do invasor não recomenda a proximidade.

O líder, o orador, e todas as pessoas que queiram se relacionar melhor, têm que estudar a proxêmica, os espaços privados que cada um tem, e as distâncias que devemos manter para não violarmos as fronteiras do território individual uns dos outros.

2 comentários:

Elissandra Silva disse...

É fundamental termos conhecimento de quando estamos invadindo o espaço pessoal das pessoas, a final isso nos ajuda a sermos discretos e observadores quanto aos fatos objetivos e subjetivos das mesmas, ao ler seu post entendo a proxêmica como uma forma sutil e correta de nos aproximarmos das pessoas. Um exemplo disso é que há vários tipos de pessoas e o que talvez garanta sucesso a algumas dessas pessoas em suas relações interpessoais seja o uso correto da proxêmica. Ótimo post Dr. Sanderson!!

Sanderson Silva de Moura disse...

Olá Elissandra,

Concordo com você.

"O que talvez garanta sucesso a algumas dessas pessoas em suas relações interpessoais seja o USO CORRETO DA PROXÊMICA".

Sanderson