A paixão pelos livros é uma paixão muito rara, mas é uma das mais belas que existem. Está ligada a sede de conhecimento. Essa paixão pode ser bem ilustrada por uma frase de Erasmo de Roterdã: "Quando tenho algum dinheiro compro livros. Se ainda me sobrar algum, compro roupas e comida".
Livros antes de roupas e comida? Quem cultiva essa paixão entende bem a dimensão dessa frase. Do jeito que se bebe água para saciar a sede do corpo, se lê livros para saciar a sede da alma. "Ler é beber e comer. O espírito que não lê emagrece como um corpo que não come", ensinava o grande escritor Victor Hugo.
Nesses dias comprei uma obra intitulada A Paixão pelos Livros, que consiste de uma coletânea de frases e textos de famosos amantes de livros, como: D´lembert, Benjamin Franklin, Milton, Montaigne, Victor Hugo, Kafka, e tantos e tantos outros. Os livros são as melhores companhias dos grandes líderes. Bacon falava: "Quer amigos, procure nos bons livros: eles são amigos verdadeiros, que não bajulam ou dissimulam".
Na paixão entre o homem e o livro tem quase tudo que existe na paixão entre o homem e a mulher: ciúmes, discordâncias, decepções, lágrimas, risos, prazeres. Só uma coisa é bem diferente, ainda não encontrei um divórcio entre os livros e seus amantes. É uma paixão duradoura. Dizia o filosófo Ralph Emerson que a "Biblioteca de um homem é uma espécie de harém".
E para finalizar, afirmava o grande advogado e orador romano Marco Túlio Cícero, numa frase provocante: "Uma casa sem livros é como um corpo sem alma".
2 comentários:
Sanderson,
Desde criança sempre gostei de lêr, confesso que minhas leituras eram um tanto lentas, entretanto o quadro atual mudou e sinto que a leitura tem grande importãncia para o desenvolvimento profissional e intelectual do ser humano e por que não dizer espiritual também. Pois tudo que nos enobrece nos fortalece espiritualmente, assim também são as amizades quando longe das bajulações e principalmente dissimulações.
Grato pela postagem.
* * *
***
Vejo também assim.
A leitura amplia a nossa consciência e faz-nos desenvolvermos moral, intelectual e espiritualmente.
Abraços
Sanderson
Postar um comentário