quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O bastão dourado e glorioso da advocacia

Por esses dias perguntei ao meu filho Danton Moura, de 6 anos, se ele já tinha uma ideia de qual profissão iria seguir na vida. Como quem não soubesse da minha resposta, me fez a seguinte indagação:

- O senhor pode me dar uma opinião?

Eu lhe respondi:

-Posso. Tem um mandamento do advogado escrito por um homem chamado Eduardo Couture que diz assim: "Procura considerar a advocacia de tal maneira que, no dia em que teu filho te pedir um conselho sobre seu futuro, consideres uma honra para ti aconselhá-lo que se torne advogado". Então, seja um advogado, mas um verdadeiro advogado!

Ele ouviu essa minha resposta enquanto brincava de um herói qualquer com poderes mágicos emanando de suas mãos... e correndo pela sala, disse-me:

-Então tá bom, serei um!

E neste momento, que escrevo, com o livro Os Mandamentos do Advogado em mãos, de Eduardo Couture, leio uma bela explicação desse seu mandamento:

"Quando o advogado chega ao ponto de aconselhar seu filho, no dia decisivo em que deve orientá-lo sobre seu futuro, que siga sua própria profissão, é porque encontrou nela algo mais que um simples ofício, entreviu nela, para além dos sacrifícios e amarguras, os raios dourados da glória".

Como disse Martin Luther King, I have a dream! Eu tenho um sonho, um sonho de ver minha descendência levando com zelo e amor o bastão dourado e glorioso da advocacia, cada geração entregando esse bastão para outra, com honra e lealdade, pois ele é algo que só os corações dos verdadeiros advogados podem ver, decifrar e admirar!

11 de agosto! Bendito e louvado seja este dia! O dia do advogado!

5 comentários:

Marcos Paulo disse...

E que essa nova geração possa ser digna de receber o bastão da advocacia. Que possam honrar e defender como o senhor a defende. Para que se mantenha acesa a chama desse amor pela profissão que tão poucos possuem e que possamos ter pessoas comprometidas com a sociedade entendendo que o Adgovado é um servidor DE BEM. Ele existe para a sociedade e nele é confiada a árdua tarefa de manter o equilíbrio que tantos precisam.

Que esta nova geração possa seguir no caminho da magia branca da advocacia, no caminho da honestidade, da perseverança, da hombridade, da transparência, do respeito, da paciência. E que possamos desfrutar de várias gerações “de bem” trabalhando juntas e aprendendo juntas.

Feliz dia do Advogado.

Marcos Paulo
Acadêmico de Direito

Sanderson Silva de Moura disse...

Olá Marcos Paulo,

Fico feliz em saber que temos jovens como você que carregam no peito o amor pela advocacia.

Abraços

Sanderson

Elissandra Silva disse...

Ainda nao sou advogada, sou acadêmica de Direito e fico feliz pela existência e significação do dia do advogado, porque sei da importância, do empenho desses profissionais para a realização da justiça em nosso país.Parabéns a todos os que amam o que fazem,que lutam pela liberdade, direitos e justiça da nossa sociedade, que respeitam a vida,dignidade das pessoas.Parabens aqueles que nos motivam a estudar e a conhecer as leis e mais ainda a sonhar que podemos lutar pelos direitos de nossa sociedade. Nesse dia Dr.Sanderson receba os parabens de todos os acadêmicos que se inspiram e admiram seu trabalho.Obrigada pelo incentivo,pelo compartilhamento de conhecimento,experiências nessa carreira tão apaixonante que é a advocacia.

WILTON C. ALVES ; SIMONE ALVES DE FARIA disse...

Prezado Sanderson Moura,


Esta é a segunda semana em que estou a cursar Direito na PUC-GO. Passei por muitas decepções relativas à minha profissão. Cursei Filosofia e Mestrado. Contudo, sentia-me incompleto. Repensei e coloquei-me em questão. Contudo, decidimos juntos, eu e minha companheira, em rumarmos para o Direito. Sem dúvida, confesso-te, você foi fundamental nessa redefinição dos nossos rumos profissionais. Desejamos a advocacia criminal. Se trata de um desejo conjunto de rumarmos para o universo criminal. Na academia estou a desejar permanentemente fazer-me logo ADVOGADO. Sonho com o Júri, com a defesa, com a possibilidade de poder contribuir para que alguém desejo da liberdade, possa sair às ruas, contemplar o céu, voltar para casa e poder compartilhar a vida com sua família . Sem dúvida, prezado Sanderson, a liberdade é o bem mais sagrado que o homem pode gozar. Sem liberdade não somos nada. Desejamos nos embebecer do canto das musas e partirmos para a defesa da liberdade e da dignidade humana.

Sanderson Silva de Moura disse...

Olá Wilton,

Felicidades para você amigo.

Vai em frente que a advocacia está esperando pessoas como você para abrilhantar seu céu.

Fico feliz em sabe que tenho um pouco de participação nesse seu entusiasmo pela advocacia.

Uma das grandes defesa que um advocado pode fazer é a defesa de sua profissão.

Sucesso para você e a sua companheira.

Abraços

Sanderson