segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Advocacia para uma vida feliz

Li neste final de semana um livro intitulado Pequeno Manual de Instruções para a Vida, que o seu autor, Jackson Brown, escreveu para seu filho quando este iniciou a vida universitária.

São 1001 conselhos, dicas, instruções, do trivial ao essencial, que o escritor recolheu ao longo do tempo para servir de base para uma vida feliz e gratificante. O livro se tornou um best-seller com mais de 10 milhões de exemplares vendidos no mundo.

Na obra, por duas vezes, fala-se do advogado. Na primeira vez, fala-se num sentido positivo, dizendo: "Conheça um bom advogado". Na segunda, fala-se num sentido negativo: "Nunca peça conselhos sobre negócios a um advogado, ele é feito para encontrar problemas, não soluções".

Não farei críticas ou reparos ao exagero ou a contradição de Jackson Brown, esse não é meu foco. Na verdade, ele apenas retratou a dualidade das coisas. A advocacia é uma profissão paradoxal, serve tanto para fazer o bem quanto para fazer o mal, por isso é uma profissão ora amada ora odiada, ora louvada ora espraguejada, de um conteúdo tão forte na vida dos indivíduos e da sociedade que não passa despercebida num manual para se viver feliz.

3 comentários:

Palazzo disse...

Olá Dr. Sanderson.
Assim como a advocacia a religião também serve tanto para fazer o bem quanto para fazer o mal...
Bota dualidade nisso rsrsrs
abç

Sanderson Silva de Moura disse...

Olá Palazzo,

Também a religião pode ser usada para o mal.

E falando em religiosidade, como vai ser o nome da ponte de Tarauacá?

Tem que ser Amin Kontar, eu já a chmao assim. Ponte Amin Kontar.

Dia 18 estarei por aí. Vamos fazer um movimento?

Abraços

Sanderson

Palazzo disse...

Nada definido acerca da ponte. Vou começar colocando um tópico no meu blog...
abç