quarta-feira, 27 de abril de 2011

O Dammapada aplicado a advocacia

O Dammapada é um dos mais antigos textos budistas que existe, sendo atribuída sua autoria ao próprio Buda, que viveu no século V a.C, na Índia.

Buda, que quer dizer O Desperto, encontrou um tesouro e quis mostrar à humanidade o caminho para encontrá-lo, por meio de palavras simples de entender, que tocam nossa formação mais íntima.

Dammapada é uma palavra rica de significados, como são as palavras dos iluminados de todas as épocas. Dammapada pode significar Caminho da Verdade, Caminho da Luz, Caminho do Amor, Caminho da Vida, Caminho da Perfeição, Caminho da Purificação.

E porque esse singelo livro interessa aos advogados? Interessa a todos que buscam por mais luz na consciência, que anseiam pela verdade, pela vida com mais plenitude.

Lendo o Dammapada, que segundo os estudiosos contém o próprio espírito de Buda, fui tocado por um de seus lindos versos:

"Para que fazer coisas das quais se arrepender depois? Não é necessário viver com tantas lágrimas."

Quantas e quantas vezes só aprendemos depois que sofremos; e por vezes nem aprendemos.

Quantas e quantas vezes não evitaríamos a dor se refletíssemos melhor a respeito do ensinamento de Buda. Podemos aprender sem sofrer, usando mais a inteligência, a razão, o bom senso, os atributos divinais que todos temos.

Depois da leitura de Dammapada, o homem sincero, se quiser, sai melhor!

2 comentários:

Blog da Sara disse...

Olá.
Sou nova por aqui e adorei sei blog.
Achei muito interessante, criativo e inteligente.
Boa noite!

Sanderson Silva de Moura disse...

Grato Sara.

Seja bem-vinda!

Aguardo-lhe outras vezes.

Abraços

Sanderson