segunda-feira, 4 de abril de 2011

Firmeza e Rigidez

Pessoas que não sabem exercer o poder e a liderança confundem firmeza com rigidez.

Li há muito tempo uma frase que dizia mais ou menos assim: "não deixe que a firmeza se transforme em rigidez e que a flexibilidade se transforme em fraqueza."

É uma frase madura, que nasceu da experiência de quem a criou, de suma importância para quem quer viver com mais compreensão e menos sofrimento, na família, no trabalho, na sociedade.

Intolerância, arrogância, autoritarismo, opressão, tensão, conflito, neurose são males que nascem da firmeza quando confundida com rigidez.

A firmeza só mostra sua força e sua capacidade quando vem acompanhada da flexibilidade, da maleabilidade, do equilíbrio, da tolerância, do respeito. Esse é o caminho da água ensinado por Confúcio.

Quem é por demais rígido e exigente nas coisas que faz, nos horários, nas decisões, vai afastando de si as pessoas, vai criando inimigos, vai desenvolvendo doenças, vai forjando um caminho de autodestruição.

Hoje vivi uma situação forense que me fez entender melhor a importância da flexibilidade na firmeza para que as coisas do nosso cotidiano caminhem com paz, com fluidez, com leveza, com mais fraternidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Percebo que essas palavras não estão somente penduradas nas paredes do coração, Elas expressam sentimentos do intimo, do eu.
Complemento dizendo que “A inflexibilidade de uma opinião gera quase sempre aversão. Um gesto de humildade sempre inspira outro.”

* * *