sexta-feira, 15 de abril de 2011

Discernimento: um segredo da arte de dizer

"Erros de comunicação óbvios e catastróficos são geralmente cometidos pela falta de discernimento". Assim diz Patrick Collins, autor da obra Fale com Poder e Convicção, livro muito bom para quem quer se aperfeiçoar na capacidade comunicativa.

O discernimento é um dos dons do Espírito Santo. É a capacidade de escolher entre o certo e o errado, é a percepção clara das coisas.

O discernimento de uma pessoa vai se ampliando com a experiência, com o estudo, com a observação, com o autoconhecimento; isso quando ela quer se aprimorar, se aperfeiçoar, se lapidar.

Têm velhos sem discernimento ao passo que têm jovens com uma boa visão de mundo. Depende do grau de cada um. Discernimento é a luz da consciência aplicada na dualidade da vida, escolhendo dela o que é positivo, bom, justo, honesto, divino.

Os erros de comunicação por falta de discernimento não só se referem a oratória dos tribunais ou dos parlamentos ou das empresas, mas também a comunicação do dia a dia na família, nos relacionamentos.

Saber o que dizer, a maneira de dizer, o momento de dizer, a utilidade do dizer, é a essência do poder comunicativo, o grande segredo da arte de dizer.

Nenhum comentário: