quarta-feira, 13 de abril de 2011

A ambição é uma qualidade positiva?

Percebo que muitas pessoas, líderes religiosos, políticos, psicólogos, escritores, empreendedores, conselheiros em geral, estão fazendo uso da palavra ambição como uma qualidade positiva de quem quer vencer na vida. "Ambição é coisa boa". "Temos que ter ambição". "Falta naquela pessoa ambição para conquistar seus objetivos".

Hoje mesmo li um texto muito bom que foi postado no jornal agazeta.net intitulado Dez crenças que você precisa abandonar para ter sucesso profissional, onde o autor diz: "Ser ambicioso é bom, fará com que você persista em buscar o sucesso, mas a ambição precisa ser compartilhada e orientada por valores".

Compreendo o sentido em que a palavra é empregada. Mas não sigo o mesmo caminho. Também não reprovo quem assim fala, ou desvalorizo o conteúdo de uma explanação por esse motivo, apenas me reservo o direito de empregar a palavra ambição em outro sentido, para mim, mais pertinente.

Ambição não é uma qualidade positiva do ser. Ambição é uma palavra carregada de negatividade, e por causa dela muitos erros são cometidos, mesmo que queiram diferenciá-la de outras palavras, como ganância, avareza, cobiça, etc.

A palavra ambição, no sentido positivo que querem se referir, pode muito bem ser substituída por outras expressões, a meu ver, mais adequadas, como por exemplo: anseio, sonho, força de vontade, querer, determinação, entusiasmo, ânimo.

Cada um com a sua maneira de dizer, com o seu entendimento. Mas particularmente me sinto bem com essa visão que adoto. Mas compreendo a sua, se for diferente, não sou um fanático - aquele incapaz de ver as coisas em seu contexto.

5 comentários:

Sandra Quirino disse...

"É a ambição de possuir, mais do que qualquer outra coisa, que impede os homens de viverem de uma maneira livre e nobre." (Bertrand Russell)
A ambição é uma qualidade positiva?
O problema é que as maioria das pessoas normalmente decidem sua ambição antes da ética, quando o certo seria o contrário.
Não devemos abrir mão de crescer, de evoluir.
Vamos trocar a ambição em conquistar, pela motivação em crescer. Ganância, egoísmo, só levam à destruição.

Sandra Quirino - Psicóloga

Anônimo disse...

Muito bom Dr.ª Sandra Quirino, concordo com a senhora.
É bem melhor ter motivação em crescer do que ambição em conquistar.

Abraço aí Dr Sanderson.

André Neri disse...

Ainda não me fiz tão íntimo das palavras para ver dessa forma. Ambição é nada mais que querer, querer muito. Todavia, reconheço que o termo vem empregado, muitas vezes, em conotações negativas, a ex: "Viu, foi ser ambicioso demais, se ferrou!" ou "Que pessoa mais ambiciosa!". Ainda não observei a forma que o ouvinte reage à palavra, experiência essa própria dos oradores, como você. De todo modo, o que vale da "ambição" é o aspirar por algo mais, ansear por alguma melhora, obedecendo, contudo, aos valores morais. Acredito que sem isso o ser humano não passa de gado no pasto. Muito boa a observação do post. Aliás, do post anterior também. Já estudei alguns trechos daquela Gramática. Muito boa! Grande abraço!

Sanderson Silva de Moura disse...

Caro André,

Como a Sandra falou temos que ter a motivação para crescer, diferenciando isso da ambição.

Já você trouxe outra reflexão que eu gostei também, pela argumentação bem posta.

No geral vejo que as pessoas não reagem bem ao termo ambição, que é vista com desconfiança. Um discurso forte não pode usar palavras dúbias sem necessidade.

Abraços

Sanderson

Flávio Santos disse...

Bom dia, creio eu que devemos ter sim um pouco de ambição: ambição em ajudar o próximo; ambição em crescer, mas sem passar por cima dos outros; mas com força de vontade, trabalho honestidade, caráter. Já quando é uma "ambição desequilibrada" para se obter status, para SE achar que é o melhor nisso ou aquilo passando por cima dos outros, tirando de uma forma ou outra seus direitos aí chegar a ser repugnante (esse é meu ponto de vista). no mais, abraços a todos e bom final de semana para vc e sua família.