Não é uma das tarefas mais fáceis, o ouvir bem. Os livros de oratória sempre sempre tem trazido relevantes considerações sobre a importância do saber ouvir bem para o aperfeiçoamento da capacidade argumentativa.
Nos julgamentos que participo procuro ouvir o promotor de forma desarmada, sem restrições, polêmicas ou debates mentais, e isso tem enriquecido muito minha argumentação.
Quando entra minha vez de falar tenho um visão mais imparcial, mais limpa, mais justa, mais honesta do que disse meu oponente, e de posse dessas impressões posso contra-argumentar com mais profundidade, autenticidade e nobreza.
Sabe ouvir bem é algo fundamental no trabalho do advogado e de todas as pessoas que querem conviver diariamente com mais sabedoria.
terça-feira, 19 de abril de 2011
Sabedoria de ouvir
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Sanderson,
Acompanho o seu blog com assiduidade porque ele sempre nos reserva gratas surpresas. Parabéns.
Sobre a presente postagem, gostaria de dizer que a minha vida toda quis aprender a falar bem - como você -, mas ultimamente me dei conta de que, mais importante que isso, é aprendermso a ouvir os outros. Essa é a chave para a aprendizagem verdadeira.
Forte abraço.
Olá Archibaldo,
Também acompanho o seu blog e admiro sua capacidade de se expressar e construir argumentos.
Saber ouvir é algo que também vem despertando o meu interesse, porque como você disse é uma chave importante para a aprendizagem.
abraços
Sanderson
Postar um comentário