terça-feira, 5 de abril de 2011

Egos sufocantes

Só não erra quem não faz é um livro muito interessante de autoria de Luiz Marins.

É uma boa obra para ser lida por pessoas que exercem liderança nas empresas, no meio político, nas instituições etc.

Um texto que me chamou a atenção fala do cuidado que devemos ter com as pessoas que têm ego muito grande.

Não sabem ouvir, tudo é só eles que entendem, que sabem, "eu fiz isso", "isso se deve a mim", vivem em busca cega de reconhecimento, de poder, de elogios, são pessoas sufocantes, que deixam um ar de constrangimento no ambiente devido ao ego inflado, exagerado, carente de aplausos.

Conviver com grandes egos é uma coisa que todo líder que se pretende um vencedor precisa ter cuidado, pois egos assim possuem uma tendência a espalhar cizânias, mentiras, boicotes, traições. Ego crescido, diz o autor, é o caminho certo para o fracasso e o isolamento.

2 comentários:

Amarisio Freitas disse...

Olá Dr., conheço bem Luis Marins, principalmente seus vídeos sobre temas de RH e Gestão. A respeito do tema cotidianamente me deparo com pessoas fazendo a seguintes perguntas: Porque me abandonaram? Onde errei? Cade meus amigos e/ou companheiros? Os gestores de pessoas ou recursos humanos deve trabalhar toda a equipe sob pena de perder não só o arrogante, mas toda a equipe.
Concluo que a arrogância não isola, mas acaba por eliminar horizontes profissionais e pessoais.
Amarisio Freitas
Contador

Wellington Frank Silva dos Santos disse...

"Sou apenas um estudante enveredando pelo caminho do conhecimento e nada mais sei do que aprender".Rui Barbosa
Assim, sempre que me deparo com grandes homens, tento absorver essa negação a si mesmo, porém é custoso acreditar que sejam verdadeiros os atos de humildade realizados por gênios ou pessoas que se destacam em suas áreas de trabalho, mas aos poucos estou entendendo que realmente dizem a verdade, pois só os maiores compreenderam o significado da humildade.