quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O berço de ouro dos melhores oradores

Estou lendo o clássico livro O Criminalista, escrito por Vinícius Bittencourt, famoso advogado, que por décadas brilhou nos mais rumorosos casos de júri no estado do Espírito Santo.

A obra ganhou uma nova edição, promovida pelo juiz federal Willian Douglas, que quando ainda era estagiário de direito recebeu um exemplar por empréstimo, lendo-o vorazmente, hipnotizado pela fantástica história de um competente criminalista.

Ao apresentar a obra, o juiz Willian Douglas, que já foi defensor de júri, assim escreve:

" A carreira na área criminal, junto com a diplomacia, é a responsável pelos maiores tribunos que a pátria logrou ter como filhos.

Doutrinadores, magistrados, advogados, a área criminal não sente falta dos melhores.

O júri, então, é o destino daqueles que conseguem somar aos predicados da ciência jurídica as habilidades da oratória, da emoção ao extremo e, dizem os detratores, a vocação para a arte teatral, como se isto fosse um demérito. A vida é arte, retrucaria um advogado de júri".

Quem tem vocação para ser advogado na área criminal não vai ter dificuldade em compreender a importância de O Criminalista, a simples leitura deste texto é o suficiente para lhe despertar a ansiosa vontade de lê-lo, porque sabe intuitivamente como se forma um advogado criminalista.

Nenhum comentário: