quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Mestre de Si Mesmo

A busca pelo dinheiro, pelo poder, pelo prestígio, pela fama, pelo sucesso, é uma busca nanica em comparação à busca de se tornar Mestre de Si Mesmo.

Senhor de si, de suas emoções, de seus pensamentos, de seus sentimentos, de seus estados de espírito.

Ter o domínio da raiva, do ciúme, da inveja, de todas as coisas negativas que transitam em nosso interior diariamente, e que continuam, em um grau maior ou menor, nos subjugando, nos escravizando, nos avassalando, nos diminuindo.

Alguém já disse que a civilização é algo que ainda não aconteceu ao homem. Só quando o homem for imperador de si mesmo é que cessarão as guerras, as violências, as corrupções.

Os cárceres, os hospitais, os lugares de sofrimento que existem no mundo são resultados, em grande medida, da escravidão do homem por si mesmo.

Só a busca de ser mestre de si mesmo já torna o homem um ser mais consciente, um ser mais responsável. Imagine o dia em que ele alcançar tão grande triunfo.

O homem que anseia por ser rei de seu próprio mundo interior não está concentrado naquilo que é passageiro, momentâneo, ilusório.

Só o homem nessa sincera busca é que tem melhores condições de regar o jardim da consciência coletiva, ao regar o seu próprio, que está mais preparado do que outros para conduzir, liderar, dirigir as instituições humanas. O século XXI caminha nesse sentido, pois a roda da evolução nunca pára de girar.

Quanto mais a confraria desses homens de boa vontade for se expandindo, mas a terra se tornará um lugar propício para a construção do Reino do Eu Superior.

Nenhum comentário: