segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Picos e Vales

A vida é assim, tem altos e baixos.

Por indicação do doutor Élcio Sabo Mendes Júnior, juiz da Vara da Auditoria Militar, li o livro Picos e Vales, do psicólogo Spencer Johnson, escritor com mais de 40 milhões de livros vendidos em diversos idiomas.

Doutor Élcio foi o magistrado que presidiu o primeiro júri que fiz. Havia muita resistência em deixar estagiário sustentar razões orais nesse tipo de julgamento, embora a lei permitisse, quando acompanhado de advogado. Mas doutor Élcio autorizou minha atuação, e dali em diante as portas se abriram para todos os estagiários exercerem mais livremente o seu direito. A permissão para eu atuar virou uma espécie de "jurisprudência consolidada" do júri, e foi para mim um triunfante início de carreira.

Aquele momento foi um dos picos da minha vida: realizei meu grande sonho, estava falando diante do júri, como personagem de um filme americano, algo bem glorioso. O caso era grave, até hoje tramita nos tribunais. O réu foi absolvido.

Fui ao cume. Momento inesquecível. Um presente celestial.

De lá para cá estive em muitos vales. Mas como o livro ensina "descubra o bem que jaz oculto no momento ruim e aproveite-o sem demora em benefício próprio".

De lá para cá estive em muitos picos. Mas como o livro ensina "seja humilde e agradecido e prepare-se para os vales que virão".

Picos e vales, vales e picos, fazem parte da eterna peregrinação da vida humana na terra. E um livro que fale, de forma tão simples e tão bela e tão rica, de como viver de um jeito mais sábio e mais natural, nessas alternadas e momentâneas situações da existência, sempre vem em auxílio daqueles que o leem.

3 comentários:

Unknown disse...

Bom dia,
Adoraria ler esse livro, gosto muito do tema, está a venda em qualquer livraria? ainda não encontrei.Se puder me indicar agradeço!
Um abraço!

Sanderson Silva de Moura disse...

Eliane,

Cocê poderá encontrá-lo numa das livrarias - Betel, Nobel ou Paim.

Sanderson Moura

Anônimo disse...

Olá, boa noite.
Em primeiro lugar, parabéns pelo excelente profissinal que és, aceito a indicação e concerteza irei comprá-lo para ler.