quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Dia do Maçom

Dia 20 de agosto é dia do Maçom, nome forte, misterioso, salomônico. Homem livre e de bons costumes, que ergue templos à virtude e cava masmorras ao vício. Astronauta do seu universo interior. Arquiteto de seu próprio ser. Leva na sua alma a bandeira da Igualdade, da Liberdade e da Fraternidade.

Tantos homens célebres, tantas glórias históricas. Na filosofia, na ciência, na poesia, na arte, no direito, no empreendedorismo, na política, na espiritualidade, a marca dos melhores. Voltaire, Victor Hugo, Benjamin Franklin, Goethe, Allan Kardec, Bethoven, Henri Ford, Pestalozzi, Abraham Linconl, Chaplin, Jung, Houdini, Walt Disney, Louis Amstrong, Freud, Tagore, Vivekananda, Tiradentes, Francis Bacon, Galileu, Simon Bolívar, José Martí, Churchil, Luther King, George Washington, Garibaldi, Mozart, Fernando Pessoa, Kant, Montesquieu, Waldo Emerson, Shakespeare, Robespierre, Danton e tantos e tantos nomes que foram condutores da humanidade.

Tantos advogados brasileiros de ponta. Rui Barbosa, Montezuma, Evaristo de Moraes, Luis Gama. Deste último, algumas palavras. Advogado dos escravos, libertou mais de 1.500 usando o instrumento do hábeas corpus, o esquadro do mundo jurídico. Foi o Spártacus da abolição da escravatura. O orador destemido e profundo. Advocacia, Oratória e Maçonaria uniram-se ao homem fazendo-o cumprir sua missão.

Intolerância, supertição, vício, fanatismo, para isso tudo, o remédio do conhecimento, da sublime razão. Do constante lapidar da pedra primitiva, o aparecimento do sábio, do belo, do forte, do bom, do justo. Na busca da Pedra Filosofal, do Elixir da Longa Vida, da Panacéia, do "Santo Grau", segue o franco-maçom, no coração guardando segredos, no universo contemplando mistérios, espanhando luzes, semeando a paz.

Universal, perene, no Hino, uma verdade: "Nobres inventos não morrem, vencem do tempo a porfia, há de os séculos afrontar a pura Maçonaria".

Palmas...! Taças...! Abraços...! Sorrisos...! Brilha o manto de Salomão...! Um brinde nesse dia de luz!

4 comentários:

Unknown disse...

Sanderson, como sempre fez um belo artigo, no entanto acredito que o que é belo, reto e lícito não precisa ser escondido, o que envolve muito mistério tem algo, muitas vezes ruim a esconder!
Tenha um otimo dia de trabalho.

Joana D'Arc disse...

Sanderson Moura, Eu Sou Joana D'Arc Valente SANTANA, Meu Pai, DORMINDO em
Definitivo Neste Plano Astral...

FOI GRÃO MESTRE, GRAU 33...

HERDEI SEU DNA...

Assino,Joana D'Arc Valente SANTANA

ADELMAR ARAÚJO disse...

Pois é, nobre amigo.

Tenho viajado muito ministrando cursos e o tempo tem ficado curto. Mas voltarei a escrever.

Dia do Maçom e aniversário do assassinato de Leon Trotsky.

19 de agosto, hoje é dia de luta em defesa da regulamentação da profissão de Historiador.

Sanderson Silva de Moura disse...

Bem lembrado, amigo Adelmar!

O grande Trostski! Dele já escrevi neste blog: "A voz de Deus na Garganta do Orador".

Quando você me lembrou a data transportei-me em apoteóticas lembranças.

Abraços trotskistas,

Sanderson Moura