quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Dia do Advogado

Neste dia 11 de agosto, tão belo dia, ganhei de presente de meus sublimes filhos uma singela estátua da deusa Têmis.

Três perguntas logo eles me fizeram, ao me ver contemplando a famosa imagem.

A primeira pergunta: "Por que o nome dessa mulher é Têmis?"

Pensei um pouco e respondi-lhes: "Têmis vem de temor, quem pratica injustiça deve temer a força da Justiça, que é certa, vem no momento devido e do tamanho que é pra ser. Têmis é uma deusa temida para aqueles que não a respeitam".

E com voz grave disse-lhes, repentinamente, assustando-os: "Temeis as consequências de teus injustos atos!"

A segunda pergunta: "Por que Têmis é chamada de deusa, já que só existe Deus".

Expliquei-lhes "que Deus é todo poderoso, toma a forma que quiser; de uma mulher, de uma árvore, de um pássaro, de um rio, de uma flor, de uma criança. Deus é tudo o que existe no Universo".

E a terceira pergunta: "E o que é Justiça, pai?"

"É um sentimento nobre que faz com que a gente dê a cada um o que é de cada um. É a virtude maior dos homens de bem. Quem é justo é inteligente, é generoso, é confiável, é independente, é bonito, carrega o divino no coração".

Ser justo é o que o advogado deve ser. No seu caminho, nem o pérfido partidarismo, nem as sutis simpatias, nem as perversas injunções, nem as vis ameaças, nem as condenáveis covardias, poderão barrar a consciência de um honrado advogado na luta pela justiça. Isso pra mim é ser autenticamente um Advogado!

Parabéns aos advogados do Brasil, e especialmente a todos os advogados acrianos! Celebremos este augusto dia lembrando que nossa profissão é tão alta que o nosso destino é tocar as estrelas.

6 comentários:

Unknown disse...

Bom dia, Senhor Sanderson,
Gostaria de cumprimentá-lo por seu trabalho, bem como pelas brilhantes matérias expostas em seu Blog, oxalá todos os profissionais tomassem para sí o seu exemplo.
Um dia me perguntaram qual a maior riqueza podemos ter, respondi sem duvidar: A sabedoria, e o Senhor é detentor dessa riqueza.
Continue me propocionando prazer ao ler suas matérias.

Sanderson Silva de Moura disse...

Bom dia Eliane

Obrigado pelas suas boas palavras a respeito do blog.

Realmente é a sabedoria a grande riqueza, e foi, como sabemos, o que Salomão pediu a Deus para governar o seu povo.

Abraços

Sanderson

Tácio Farias disse...

Bom dia
Primeiramento quero cumprimentá-lo por fazer deste blog,uma maneira de se obter conhecimento quanto as funções e comportamento de um Bom Advogado,com seus textos,contos e depoimentos.
Como estudante do 6° periodo do curso de direito,ja vejo o tempo passar de maneira rapida,sabendo que logo logo chegará o 9° e o 10° periodo, ao longo de mais ou menos 3 meses acompanho diariamente,suas publicações e textos que me fazem pensar quanto a profissão de Advogado é nobre!!!
Acredito que esse espaço serve alem de informar quanto a materias juridicas,muitas vezes voltadas à area penal,uma vez que o senhor,titular do blog,labora nesse area,como uma ajuda ao academicos ou ate mesmo profissionais do direito,como construir de maneira etica um carreira profissional.
Abraço.

Sanderson Silva de Moura disse...

Caro Tácio:

Fico feliz em notar sua preocupação com a ética no direito.

A advocacia é uma profissão grandemente bela, o que precisamos saber é de que maneira iremos vê-la.

Grato por suas opiniões.

Abraços


Sanderson

Jurandir disse...

Boa noite Sr Sanderson obrigado pelas palavras escitas no seu Blog.tenho 54anos ou aposentado como motorita de onibus ha 9anos hoje trabalho como moto boy em porto alegre e regiao no rs.vou iniciar uma faculdade de direito ser crimiinalista e um sonho que tenho,se, eu nao fosse motorista que ria ser um advg criminalista,sera que eu tenho ainda para começar ess a bela profissao obrigado um abraço desse gaucho que sonha acordado. jurandr cesar cassol gravatai 25 de agosto de 2010 2039hs

Sanderson Silva de Moura disse...

Caro amigo Jurandir,

Um dos maiores advogado do Brasil, Evaristo de Moraes, formou-se em direito quando tinha 45 anos de idade.
Por esses dias li uma matéria jornalística em que um militar aposentado, aos 88 anos formou-se em direito.

Seu sonho é seu tesouro, seu segredo. Vá em frente!


Sanderson Moura