quinta-feira, 25 de março de 2010

Significado do nome Sanderson

Por esses dias, pesquisando na internet algumas matérias para meu arquivo pessoal, deparei-me com um texto que diz que o nome Sanderson significa o voraz. Tudo bem, sou um voraz leitor em busca de saciar minha sede de conhecimento. Mas o verdadeiro significado do nome não é este.

Quando estava no seminário, por volta de 1991, um irmão marista, chamado Irmão Salvador, grande conhecedor de línguas, um poliglota, um linguista, ensinava, numa determinada ocasião, numa mesa de jantar, posta no pátio, ao clarão da lua, o significado dos nomes dos que ali se assentavam, nos despertando grande admiração pela sua vasta cultura.

Quando chegou minha vez falei meu nome, e ele ficou olhando para cima, com os olhos arregalados, girando-os lentamente de um lado para o outro, como que estivesse buscando em seus arquivos mentais a real etimologia da palavra.

Voltou o olhar para mim, e disse-me, hipnoticamente: Son... de... sun..., San...der...son... É um nome anglo- saxão. Son, fillho; sun, sol. Filho do Sol.

Eu tinha por volta de meus catorze anos de idade. E fiquei extasiado com o saber daquele homem, e como gostei do significado de meu nome! Filho da luz da clareza do sol!

O nome, como sabemos, diz muito a respeito do que a pessoa é. Ser Filho do Sol é uma verdadeira responsabilidade. Às vezes, no caminhar da vida, a escuridão chega, o erro aparece, a queda acontece, somos humanos, falhos, em busca de evolução.

Mas a vida é dialética. Com o erro a gente aprende, cresce, amadurece, se firma, se torna mais forte, brilha mais bonito. É ser um Filho do Sol que um dia quero me tornar, verdadeiramente, honrando o real significado do nome que meus pais me presentearam.

3 comentários:

Sanderson Leite disse...

Também me chamo Sanderson, e realmente encontrei o mesmo significado(voraz) nas pesquisas realizadas. Eu também já havia encontrado algo como PRÍNCIPE DA LUZ, mas agora ficou bem esclarecido pra mim o significado do meu nome.

Sanderson Silva de Moura disse...

Olá Sanderson Leite

Temos um nome bonito, que nos traz muita responsabilidade.

Também faz sentido o signficado que você trouxe, no mesmo rumo do que eu falei, algo relacionado a luz.

E o sol é a nossa Grande Luz.

abraços

Sanderson Moura

@line disse...

mto legal rs, eu adoro procurar sobre siginificados de nomes, lá no site nomes.clickgratis.com.br eu encontrei o meu, qualquer coisa passa lá, bj