quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O destino segundo o filósofo

"Você não é programado. Não existe destino - isso é invenção dos covardes, é invenção de pessoas que não querem fazer nada na vida, que são tão preguiçosas, tão covardes que não querem correr riscos.

Eles jogam toda a responsabilidade em Deus. Chamam isso de destino, carma, sina e milhares de nome, mas tudo é basicamente um truque para evitar o fato de que "minha vida é minha responsabilidade. O que sou fui eu que criei, e o que serei amanhã estou criando hoje.

É do hoje que serão feito muitos amanhãs. E se você estiver alerta um pequeno toque pode mudar toda a história.

Somos absolutamente responsável por aquilo que somos. Essa é a primeira coisa a aceitar. No começo incomoda, porque o ego se sente gravemente ferido: "Será minha responsabilidade? Então fui eu que criei toda essa confusão, todo esse caos que eu sou?" Fere o ego, mas se compreender isso pode ser o começo de uma nova vida".

As palavras acima são do filósofo e místico indiano Osho.

O destino nós fazemos diariamente, só assim podemos entender e empregar a palavra destino.

O futuro é consequência do que fomos e do que somos. Vale sempre a lei do plantou colheu. Mas esse destino, se assim gostamos de chamar, não está traçado por Deus, que nos deu a liberdade de escolha, de fazermos nossa vida da maneira que queremos, nisso reside a grandeza da vida, sermos autocriadores com o próprio criador.

Não fujamos da nossa responsabilidade mesmo que isso nos cause dor, desespero, desilusão. é preciso coragem. Tudo passa e no momento certo o mar se acalma e as águas serenam. Isso é maturidade, isso é consciência. Mas tudo a seu tempo.

O livre arbítrio é da natureza da própria criação. Mas a lei da colheita também. E tudo tem seu tempo também é inerente a vida.

Assim eu penso, e atende a minha compreensão, mas tenho consciência que outros já pensam diferente e atende a compreenssão deles. A vida com todas a divergências e com todas diferenças se torna mais rica, mais dialética, mais bela, mais extasiante.

5 comentários:

Cristina Rafaela disse...

Acredito na Lei do merecimento, que se coaduna com a lei da colheita, se é que não pode se dizer que seja o mesmo princípios, distintas nomidamente, mas idênticas em sua essência.

Como também acredito na reencarnação, vejo que colheitas de agora são semeaduras de outrora e nisso talvez consista uma das forças do destino.

Ainda sim, prefiro uma frase de meu amigo escritor Marcelo dos Santos Netto. Ele costuma me dizer: "Fiz planos para vida, sem me dar conta que a vida também tinha feito planos para mim".

Abraços fraternos, C.R.

Sanderson Silva de Moura disse...

Olá Cristina

Suas reflexões são boas.

Vejo que essas visões são complementares.

Concordo com elas.

Temos que colher o que nós plantamos, mas fomos nós que escolhemos, com o nosso livre arbítrio.

Existe o destino porque o amanhã existe. O que devemos saber é se ele é predestinado ou não. De certa forma ele é predestinado como consequência do que nós fazemos.

Muitas vezes não é difícil prever o futuro de uma pessoa. Porque a vida que ela leva indica aonde ela vai parar.

O destino é predeterminado pelo nosso livre arbítrio, acredito que isso resume um pouco o que quero dizer.

Abraços

Fraternais.

Élito Martins Farias disse...

gostei, também, da compreensão que atende cada um. A verdade pode ser dita de várias formas, são compreensões complementares da mesma realidade, uma mesma energia um mesmo espírito.

Sanderson Silva de Moura disse...

Caro amigo éliton, fico feliz com a sua participação neste blog.

Sei da sua admiração pelos insigths de Osho, sendo dele um estudioso.

Poucas pessoas tem a compreesão da importância espiritual desta luz que veio do oriente, e se expandiu pelo ocidente, tão cheio de sabedoria.

Abraços


Sanderson Moura

Anônimo disse...

Ser protagonista da própria vida eis um grande desafio.
Eis a beleza da vida, a leveza do amor de Deus por nós.
Ele nos deixou livres para escolhermos nossos próprios caminhos não o culpemos por nossos fracassos, busquemos Nele forças para recomeçar, é possível reescrevermos a nossa historia em qualquer momento de nossas vidas.

Maria Clara