quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O inocente protesta

Defendia certo cidadão no Tribunal do Júri quando em determinado momento, na minha mente, duvidei por demais da sua inocência, mais do que o razoável para o exercício ético da profissão.

Pedi ao juiz suspensão dos trabalhos e chamei o acusado para um particular.

Falei de determinadas provas que apontavam a autoria para ele, e que já seria muito difícil sustentar a tese prevista.

Meu amigo...! Este homem ficou uma fera, indignado com a minha insinuação. Virou a cara e transtornado saiu de perto de mim. Só mais tarde foi acalmado pela família.

De volta ao Tribunal do Júri, durante duas horas, falei com firmeza, o que me fez navegar pelos mares da história e da filosofia defendendo a inocência do acusado, com exemplos, com frases de efeito, sob o domínio do fogo convicção, ali já não era mais eu, era a defesa falando, essa energia que pulsa da natureza, e o Júri por 6x1 acatou o pedido da defesa.

Precisava eu ter agido da maneira que agi para senti melhor a verdade do acusado, colocar a versão dele em dúvida, para ver como seria sua reação.

E nós, advogados, já peritos na psicologia dos acusados, sabemos como eles se defendem.

O inocente, como regra, não se deixa imolar, ele protesta, grita, afronta, se rebela. E assim o homem fez, ajudando a formar a convicção do próprio advogado, e contribuindo para a vitória da realeza justiça.

3 comentários:

Ítalo Gustavo Leite disse...

Dr. Sanderson Moura, escrevo para lhe dizer que seu blog talvez seja um dos melhores em matéria de direito. E não só penal: é bem mais abrangente.
Espero sempre uma nova postagem.
Acesse: notasjudiciosas.wordpress.com

para muitos o chão é o fim, para nós lutadores o chão é só o começo!!!! disse...

Dr. Sanderson Moura MEU CASO SE IDENTIFICA MUITO COM "O inocente protesta" MAIS INFELISMENTE ASSIM MESMO FUI CONDENADO GOSTARIA DE SABER SE VOSSA PESSOA PODERIA ANALIZAR MEUS AUTOS E ME ORINTAR EM MINHA REVISÃO CRIMINAL POIS SOU MAIS UM INOCENTE CONDENADO PELO ERRO DE UM JUIZ... PARABENS PELO SEU PROFISSIONALISMO SE TODOS OS ADVOGADOS FOSSEM COMO O SRº MENOS ERROS JUDICIAIS HAVERIAM NO BRASIL...

Sanderson Silva de Moura disse...

Caro amigo


Entre em contato comigo e posso lhe aconselhar

Abraços

Sanderson Moura