quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O inocente protesta

Defendia certo cidadão no Tribunal do Júri quando em determinado momento, na minha mente, duvidei por demais da sua inocência, mais do que o razoável para o exercício ético da profissão.

Pedi ao juiz suspensão dos trabalhos e chamei o acusado para um particular.

Falei de determinadas provas que apontavam a autoria para ele, e que já seria muito difícil sustentar a tese prevista.

Meu amigo...! Este homem ficou uma fera, indignado com a minha insinuação. Virou a cara e transtornado saiu de perto de mim. Só mais tarde foi acalmado pela família.

De volta ao Tribunal do Júri, durante duas horas, falei com firmeza, o que me fez navegar pelos mares da história e da filosofia defendendo a inocência do acusado, com exemplos, com frases de efeito, sob o domínio do fogo convicção, ali já não era mais eu, era a defesa falando, essa energia que pulsa da natureza, e o Júri por 6x1 acatou o pedido da defesa.

Precisava eu ter agido da maneira que agi para senti melhor a verdade do acusado, colocar a versão dele em dúvida, para ver como seria sua reação.

E nós, advogados, já peritos na psicologia dos acusados, sabemos como eles se defendem.

O inocente, como regra, não se deixa imolar, ele protesta, grita, afronta, se rebela. E assim o homem fez, ajudando a formar a convicção do próprio advogado, e contribuindo para a vitória da realeza justiça.

3 comentários:

Ítalo Gustavo Leite disse...

Dr. Sanderson Moura, escrevo para lhe dizer que seu blog talvez seja um dos melhores em matéria de direito. E não só penal: é bem mais abrangente.
Espero sempre uma nova postagem.
Acesse: notasjudiciosas.wordpress.com

ACACIO FERNANDES disse...

Dr. Sanderson Moura MEU CASO SE IDENTIFICA MUITO COM "O inocente protesta" MAIS INFELISMENTE ASSIM MESMO FUI CONDENADO GOSTARIA DE SABER SE VOSSA PESSOA PODERIA ANALIZAR MEUS AUTOS E ME ORINTAR EM MINHA REVISÃO CRIMINAL POIS SOU MAIS UM INOCENTE CONDENADO PELO ERRO DE UM JUIZ... PARABENS PELO SEU PROFISSIONALISMO SE TODOS OS ADVOGADOS FOSSEM COMO O SRº MENOS ERROS JUDICIAIS HAVERIAM NO BRASIL...

Sanderson Silva de Moura disse...

Caro amigo


Entre em contato comigo e posso lhe aconselhar

Abraços

Sanderson Moura