terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Uma parábola sobre a importância das dificuldades

"Era um vez um fazendeiro que, após uma colheita ruim, reclamou: 'Se Deus me desse o controle do clima, tudo seria melhor, pois parece que ele não entende muito de agricultura.'

O senhor, de pronto, disse a ele: 'Durante um ano eu lhe darei o controle do clima; peça o que você quiser, e seu desejo será concedido.'

O pobre homem ficou muito feliz e imediatamente disse: 'Agora eu quero sol!', e o sol saiu. Mais tarde ele disse: 'Que chova!', e choveu.

Durante um ano inteiro, o sol brilhava, e logo depois chovia. As sementes cresciam, cresciam...era um prazer observar aquilo!

'Agora Deus pode entender como se controla o o clima!', disse o homem com muito orgulho.

A plantação nunca havia crescido tanto, ficando tão verde, e de um verde tão saudável.

Chegou a hora de colher. O fazendeiro pegou a foice para cortar o trigo, mas sentiu um aperto no coração. Os caules estavam praticamente ocos.

O senhor veio e lhe perguntou: 'Como estão as suas plantas?'

O homem se queixou: 'Pobres, meu senhor, sem consistência!'

'Mas você não controlou o clima? As coisas não saíram como você queria?'

'Claro! E é por isso que não consigo entender; estou perplexo - recebi a chuva e o sol que eu pedi, mas não há o que colher!'

O senhor, então disse-lhe: 'Mas nunca pediu vento, tempestade, frio, tudo o que purifica o ar e torna as raízes duras e resistentes! Você não pediu mau tempo. É por isso que não há o que colher.'"


Osho



Nenhum comentário: