quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Finos ensinamentos de vida

Já alertava o sábio Platão: "Cometer uma injustiça é pior que sofrê-la".

Sofrê-la já é tão dolorido! Sofrê-la já é tão inominável, indizível! Imagine cometê-la!? Que consequências isso não traz para à vida da pessoa?

 O sofrimento é duplo. Por isso, olhando do ponto de vista da consciência, dos valores existenciais, das leis universais, a frase é profunda, de efeito imediato, e cheia de verdade, e cheia de urgência!

Navegando pela internet vi uma frase do grande Chico Xavier, bem em consonância com a de Platão; a gente pode até sentir a sinceridade de seus sentimentos: "Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor... Magoar alguém é terrível".

Como a sabedoria é bela e tocante! Que finos ensinamentos de vida! Quero seguí-los!

2 comentários:

Anônimo disse...

Magoar alguém é terrível e eu sei disso, vivi isso e o peso na consciência é grande.
Mas também já fui magoado, sentimentos não vem de graças, não caem do céu.
Chico em outro momento diz: “Planejar a infelicidade dos outros é cavar com as próprias mãos um abismo para si mesmo”. Sabemos nós que determinado sábio nos ensina que não devemos desejar mal a ninguém, pois então as vezes sem querer magoamos e também somos magoados. Perdoar é fácil? Bem sei que não, confesso que em alguns casos ainda não perdoei. Mas nas suas escritas você nos chama atenção: “Como a sabedoria é bela e tocante! Que finos ensinamentos de vida! Quero seguí-los!” Realmente para evoluirmos é preciso ordem e sabedoria, anteriormente você contextualizou bem a importância da força do querer. É meu amigo é preciso querer... Nessa força do querer Chico nos traz essa pérola: “Embora, ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”.
Com certeza qualquer um pode voltar atrás, “qualquer um” reconhecer verdadeiramente que errou e perdoar iniciando ai um novo momento, um fim florido. Eu também quero um tantão de flor em nossos jardins. Cabe a mim plantar, perdoar. Abraços e grato pelas boas postagens.

Sanderson Silva de Moura disse...

Rica e bela reflexão.