segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O toque do ouro e o toque do amor

Reli duas histórias da mitologia grega. A mente viaja na imaginação a um mundo cheio de grandes histórias e de fortes lições.

A primeira, a do Rei Midas.

Ambicioso, rico, queria ser mais rico ainda, desejando profundamente transformar em ouro tudo que tocasse. O deus Dioniso realizou o desejo dele. Midas passou a transformar tudo que tocasse em ouro. Muito alegre e satisfeito deu uma grande festa no reino para comemorar seu poder.

Mas logo percebeu que não podia beber água, que ela se transformava em ouro; não podia comer, que o pão se transformava em ouro; as rosas do jardim se transformavam em ouro, e já não exalavam mais seu perfume; sua amada filha, ao tocar-lhe o rosto, transformou-se em barra de ouro. Logo ele viu que aquilo não era um presente, era uma maldição.

Noutro mito, Eros pergunta a sua mãe, Afrodite, deusa do amor e da beleza, por que deixou Zeus e os irmãos dele governarem o mundo. Afrodite riu da pergunta e explicou ao seu filho que ela governava os deuses com o seu toque do amor. Então Eros lhe disse que tinha um deus que ela não conseguia dominar, era Hades, o deus do inferno.

Afrodite disse ao seu filho que dominava Hades, sim, e pediu o arco e sua flecha de Eros. Afrodite mirou a flechada bem em cima do coração de Hades, que ao toque do amor começou a sentir coisas diferentes em si. Começou a cantar lindamente, dizendo amar as flores, os rios, a luz do sol, o canto dos pássaros, tudo o que existia. Até o inferno se transmudou sob o domínio do amor.

Deixo a reflexão por conta de cada um. São toques diferentes. Como são belas e profundas essas histórias. Sou um apaixonado por elas!

Um comentário:

Terra Náuas disse...

Belos Exemplos. O Amor muda até o inferno, enquanto o ouro pode converter-se em maldição.

Lembrei-me do Conto da Mitologia Nórdica. "O anel dos Nibelungos" onde o anão para ter o poder sobre o ouro e a riqueza deveria negar o amor. E a história segue fazendo deuses e homens vitimas da cobiça até que o amor restaura a ordem das coisas novamente.