quarta-feira, 6 de julho de 2011

Juntos somos mais sábios

"Juntos somos mais sábios". Li essa frase no livro O Monge e o Executivo. Ela contém uma grande dose de sabedoria.

No Júri, costumamos dizer que sete pessoas julgam melhor do que uma, o juiz togado. Sete jurados juntos são quatorze olhos, quartoze ouvidos, sete mentes, sete almas, sete corações, sete convicções. Examinando juntos a causa, de acordo com os ditames da consciência, num ambiente de legalidade e ética, o resultado do júri raramente sai errado.

Assim também é na nossa vida. Quando focamos uma frase, um texto, um livro, um filme, um acontecimento juntos, a riqueza de visões e de compreensões é muito superior ao entendimento de cada um isoladamente.

Quando um trabalho é realizado em equipe, ele sai muito mais bem feito. Todos precisamos do auxílio uns dos outros. Somos seres interdependentes, "nenhum homem é um ilha".

Se ficarmos abertos e receptivos para ouvirmos a opinião dos outros iremos perceber que a todo momento nos são dadas oportunidades de ampliarmos nosso entendimento, nossa capacidade, nosso conhecimento, nosso potencial, com aquilo que o próximo está a dizer. São livros abertos esperando serem lidos! Só precisamos reconhecer e valorizar as opiniões alheias, tendo a consciência de que "juntos somos mais sábios".

4 comentários:

Anônimo disse...

Com certeza juntos nossos horizontes ampliam-se .
Nossas compreensões se iluminam diante de olhos em forma de faróis em meio
um oceano de pensamentos diversos e divergentes.

Na oportunidade registro também aqui no seu blog a data do seu aniversário, desejando-lhe que sempre continue nessa busca do aprendizado, do conhecimento. Transmissão de conhecimento. Com certeza nós ganhamos muito com suas interpretações.

Grande abraço,

* * *

Sanderson Silva de Moura disse...

Grato amigo ***

E gostei do quadro que você me presenteou, um menino tocando as estrelas, com a frase escrita, "Ser advogado é tocar as estrelas".

Um dia quero poder chegar até elas.

Abraços

Anônimo disse...

Encontrei este blog por acaso,fiquei admirada com a sua formação.
Uma pessoa tão nova e com tanto saber.
PARABENS
DE PORTUGAL

Sanderson Silva de Moura disse...

Seja bem-vindo amigo.

Nesse caminhada da vida, é um prazer a busca pelo conhecimento.

Abraços

Sanderson