segunda-feira, 4 de julho de 2011

A crise de liderança e a porta das oportunidades

Dizia Trostski que "a crise da civilização é a crise de liderança". E isso é uma constatação verdadeira. É so olhar com mais acuidade em nosso derredor. Carecemos de líderes. Mas isso é uma oportunidade para preenchermos esse espaço vazio.

César Souza, um dos grandes estudiosos da liderança no Brasil, assim escreve no livro Cartas a um Jovem Líder:

"A escassez de líderes corrói o mundo político, nossas empresas, escolas, famílias, comunidades. Esbarramos na proliferação de indivíduos em posição de liderança cujos valores são, no mínimo, questionáveis. A crise que o mundo tem atravessado não são apenas de natureza financeira, social ou climática. O déficit tem sido o de liderança".

E acrescenta: "Seguindo a eterna lei da oferta e da procura, existe uma demanda por líderes competentes, inspiradores, íntegros. Essa pode ser uma grande oportunidade à sua frente. Essa é a sua grande oportunidade de reiventar-se como líder".

O tema sobre liderança não é modismo, não é algo passageiro, tem sido um dos mais estudados temas em todos os tipos de organizações, demonstrando que existe uma procura por pessoas capazes de liderar com competência, com honestidade, com espírito público, com integridade, com virtude, com valores.

Aqueles que despertarem para o desenvolvimento de sua capacidade de liderar - que todos temos -, desde liderar a si mesmo até liderar os outros, terão a sua frente um vasto mundo de oportunidades. Como sempre ouvimos por aí, a crise não é só a crise, é também a oportunidade de crescimento, de realização, de mudanças positivas.

Nenhum comentário: