sexta-feira, 22 de julho de 2011

50 anos da União do Vegetal

Há 50 anos, no dia 22 de julho de 1961, nas fronteiras entre o Acre e a Bolívia, foi fundada, por José Gabriel da Costa, a União do Vegetal, uma sociedade religiosa que comunga o chá hoasca, que é a união de dois vegetais da floresta amazônica, o mariri e a chacrona, chá comprovadamente inofensivo a saúde.

No livro Hoasca: Ciência, Sociedade e Meio Ambiente está escrito: "Desde então a União do Vegetal tem trabalhado pelo aprimoramento do ser humano no sentido do desenvolvimento de suas virtudes morais, intelectuais e espirituais".

José Gabriel da Costa, na época, sofreu preconceitos e chegou até a ser preso, mas atualmente tem sua obra reconhecida pelo próprio estado brasileiro, e, país afora, em câmaras municipais, assembleias legislativas e Câmara Federal recebeu os mais aclamados elogios pelos benefícios que a sua religião vem trazendo aos seus discípulos e à sociedade.

A União do Vegetal - UDV já existe em vários país do mundo como EUA, Espanha, Inglaterra, Suíça, Austrália e continua a se expandir como um foco de luz e de paz em prol da fraternidade humana.

E quem foi esse homem simples e sábio chamado Mestre Gabriel? Recorrendo ao livro acima citado encontramos a resposta: "Um homem que, apesar do pouco letramento, trouxe à humanidade os mais nobres valores da convivência humana, sendo considerado um exemplo de pai, de marido e de amigo daqueles que tiveram oportunidade de conviver com ele. Mestre Gabriel sustentou sua casa com o suor do seu trabalho, valorizou a fidelidade ao lar também como companheiro e pai de família. Como guia espiritual não recebeu remuneração pelo ofício religioso. Era voluntário na sua obra".

E como disse Edson Lodi, Coordenador de Relações Institucionais da UDV, em recente homenagem prestada a esta instituição na Assembleia Legistativa do Acre, "Mestre Gabriel foi um homem fiel ao seu destino, que caminhava convicto do que fazia, sem medo ou assombro".

Parabéns a União do Vegetal pelo seu cinquentenário, que essa luz de Deus continue brilhando firme na mente e no coração de seus admiradores.

Nenhum comentário: