sexta-feira, 29 de julho de 2011

Atributos individuais do bom argumentador

Ler sobre oratória, retórica, eloquencia, seja que nome tenha, é uma das minhas leituras prediletas.

Estou lendo o livro Curso Prático de Argumentação Jurídica, de Felipe Dutra Asensi, professor, cientista social e advogado. Num dos capítulos da obra ele expõe de forma primorosa os atributos individuais do bom argumentador.

O bom argumentador tem que ter postura crítica e capacidade analítica para não ser persuadido de forma ingênua ou acrítica pelos argumentos dos outros ou pelos seus próprios.

O bom argumentador é interdisciplinar porque sabe que o bom argumento abarca, em seu conteúdo, diversos campos do saber, psicologia, filosofia, história, direito, antropologia, política, etc.

O bom argumentador sabe utilizar os recursos linguísticos e discursivos com maestria, como a voz, os gestos, as pausas, os exemplos, as ilustrações, as histórias.

O bom argumentador é um homem de elevada dose de autoconhecimento. Tem consciência de suas falhas e limites, e sabe que a prática deve está condizente com o que fala.

O bom argumentador tem percepção, está atento a tudo o que acontece a sua volta, e sabe fazer bom uso na arte de dizer.

O bom argumentador não fala por falar, tem uma comunicação efetiva, busca um resultado, tem um objetivo.

O bom argumentador é criativo na exposição de suas teses, surpreendendo pela forma original como as expõe.

O bom argumentador possui autoestima, tem uma avalição positiva de si mesmo, passa segurança e credibilidade aos outros, o que se revela no tom de sua voz, nos seus gestos, no conteúdo de sua exposição.

Não é por acaso que as pessoas admiram o bom orador, o bom argumentador, o homem eloquente. É só vermos quantos atributos grandiosos essas almas têm! Não esqueça de que estamos falando dos bons, dos bons argumentadores!

6 comentários:

Kelce disse...

Olá, Dr. Sanderson!

Fiquei muito feliz em vir visitar o blog e deparar-me com tão maravilhosa indicação de leitura!
Já irei providenciar o meu exemplar, visto que também sou apaixonada por este assunto. Agradeço, mais uma vez, pela preciosa colaboração.

Abraços,

Profª Msc. Kelce Nayra Paesr

Sanderson Silva de Moura disse...

Grato por sua visita Kelce.

O livro realmente é bom.

Abraços

Sanderson

Lucas disse...

Olá Dr. Sanderson Moura, meu nome é Lucas e sou do interior paulista, tenho 18 anos. Iria lhe escrever um e-mail, mas como não vi nenhum e-mail de contato pensei em deixar um comentário com uma dúvida em sua última postagem neste brilhante e excepcional blog de sua autoria e imprescindível leitura.

Vou ao assunto, Dr. Sanderson vi uma linda postagem em seu blog se referindo ao brilhante advogado criminalista Valdir Troncoso Peres, eu também me sindo muito inspirado desde muito novo pela advocacia criminalista, nunca me saltou duvidas em relação a minha futura profissão, então, gostaria de perguntar a você, poderia postar algum artigo ou vídeo ou audio que for do brilhante Troncoso? Assisti apenas a uma entrevista do mesmo, e me senti mais inspirado ainda, logo no próximo ano irei iniciar meu curso de Direito.

Obrigado pela atenção Dr. Sanderson Moura.

Sobre o livro deste Post, vou compra-lo com certeza, e gostaria de saber, no Brasil, hoje, existe alguem que domine mais a argumentação, oratória e retórica Juridica do que o Procurador de Justiça Edilson Mougenot Bonfim?

Um abraço,

Lucas

Anônimo disse...

Prezado Sanderson,

Tive a felicidade de ver a indicação de meu livro, além da excelente análise que fez.
Fico muito feliz e honrado pela citação. O mundo da argumentação é fascinante!
Forte abraço,
Felipe Asensi

Sanderson Silva de Moura disse...

Caro Lucas.

Mais uma vocação desperta!Siga em frente.

Os vídeos que tenho de Valdir todos podem ser achados na internet, juntamente com textos que fazem referência a ele.

Estou aguardando que alguém escreva uma biografia dele, será uma grande inspiração.

Grato por você ter gostado do blog. Mais abaixo, o autor do livro, Curso Prático de Argumentação Jurídica, o Felipe Asensi, faz um comentário. O livro é bom.

Em relação ao Edilson Mougenout, não o conheço pessoalmente, mas li todas as suas obras de júri, e foram essenciais em minha formação de criminalista, mesmo com a visão de promotor dele. Troncoso Peres tinha grande admiração pela oratória de Mougenout, daí você já pode imaginar.

Abraços

Sanderson

Sanderson Silva de Moura disse...

Caro Felipe Asensi, que surpresa!

Imagine se eu tivesse falseado alguma coisa de sua obra!? Teria sido pego de surpresa. Mas gosto de citar as fontes, isso é muito importante na honestidade da argumentação.

Grato pelo seu comentário, e parabéns pela sua obra!

As indicações de filmes, com as sinopses, em cada final de capítulo, são muito boas.

Abraços

Sanderson