segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Os problemas e a inteligência

Li, por esses tempos, uma frase que dizia: "Cada problema que você resolve lhe deixa mais inteligente".

Para se solucionar um problema é preciso pensar, raciocinar, é preciso decisão, é preciso iniciativa, é preciso mexer com o cérebro.

Cada problema vem como um professor para nos ensinar, para nos desenvolver, vem como uma oportunidade de crescimento, de elevação.

A lamentação, o choro, a indecisão, a aflição, engessa a nossa capacidade mental, nos empurra para baixo, nos joga para o abismo da apatia.

Admiro as pessoas que diante dos problemas, em vez da paralisia, tomam a iniciativa para resolvê-los. Fica evidente que essa é a linha que separa os vitoriosos dos perdedores.

4 comentários:

Hugo Brito (Jordão - AC) disse...

Dr. Sanderson,

Não é sempre que podemos receber uma fala tão sábia e sugestiva. Gosto de reconhecer nos discursos humanos as palavras geradoras.Em meio a tantas outras, elas saltam aos olhos, sugerem mais algumas, despertam o desejo de refletir, ir adiante.
Dr. Sanderson, sua escrita é um celeiro de palavras que nos incita a melhorar. Seu olhar sobre o mundo é profundo e respeitoso. Acredito que a raiz de tudo isso parece ser o amor que você tem pela liberdade humana. Não é possível refletir as questões fundamentais da comunidade humana sem que por ela exista amor e respeito.
Sou jovem. Ainda não tenho um nível superior. Mas, sou atento as condições humana. Como disse em outros comentários, meu grande sonho é cursar direito (assim como o senhor), estimulado por esse sonho, aprendi a ler com assiduidade. Sou estimulado por referenciais de vida como o senhor.
Dr. Sanderson, depois de ler tanto, comecei a conhecer coisas que outrora não conhecia e posso citar exemplos.
Descobri que há discursos extenosos que não nos presenteiam com palavra alguma. É a fala infertíl, prolixa, redundante. Não agrega absolutamente nada ao que somos, mas ao contrário é capaz de nos retirar a alegria e a disposição. Neste mundo em que vivemos, é muito comum nos depararmos com discursos assim. Mas há outros que são ricos de palavras geradoras. São construídos a partir de uma visão holística da realidade, capaz de abarcar inúmeros aspectos numa mesma trama de palavras. É o discurso que não abre mão da sensibilidade, que realiza a proeza de colocar na mesma pauta razão e emoção.
Assim são suas palavras Dr. Sanderson.
Obrigado Dr. Por emprestar seu precioso tempo as minhas divagações.

Nostradamus disse...

Concordo plenamente com o seu pensamento, porém uma sentença depois de deferida, pró réu pode ser um sofrimento e um problema a ser cumprido. Nesse ocntextoe meu amigo a solução desse problema é cumprir a sentença e se conformar com ela?

Sanderson Silva de Moura disse...

Olá, amigo Nostradamus:

Vejo que diante de uma sentença desfavorável, temos a opção de recorrer até onde puder, com o objetivo de reformar a decisão.

Caso isso não dê certo o jeito é cumprir a pena. E mesmo assim você desenvolveu sua inteligência, aprendeu, sofreu, chorou, mas de alguma maneira se desenvolveu.

E como você bem sabe, se a pessoa não estiver disposta a aprender não aprende de nenhuma maneira.

abraços

Sanderson

Sanderson Silva de Moura disse...

Caro Hugo Brito, aprecio as suas reflexões.

Pelo jeito, o Jordão nos brindará com um brilhante advogado.

abraços


Sanderson