quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O Poder da Gratidão

Ao chegar hoje cedo em meu escritório, dirigi-me até a biblioteca e fiquei a navegar meus olhos em busca de algum livro que me despertasse o interesse pela leitura.

O meu estado de espírito, um pouco triste, não condizia com nenhum livro que estava lendo. Essa é a razão pela qual leio vários livros por vez, pois quando me canso de um, vou para o outro, ou quando meu estado de espírito muda, muda meu interesse para outros assuntos.

De repente, minhas mãos se dirigem a um determinado livro, O Poder da Gratidão, de M. J. Ryan, escritora que aborda temas de forma bem espiritualizada.

Já tinha lido o livro até a metade e fiquei vendo os apontamentos que escrevi:

"Quando você agradece a mente cria mais condições para continuar agradecendo".

"É impossível o sentimento de gratidão coexistir com a raiva, o medo, ou a tristeza".

"Saboreie as pequenas coisas da vida".

"Pergunte-se sempre: do que posso me sentir grato neste instante?"

"O sentimento de gratidão cria uma energia exuberante ao seu redor".

"Quanto mais gratos somos, mas damos, e quanto mais damos, mais recebemos."

"A gratidão nos conecta com Deus".

Como uma chuva forte essas palavras foram caindo dentro de mim, levando a tristeza, me despertando pra vida, me relembrando tantas coisas que tenho de agradecer neste exato momento em que escrevo.

Acordei com saúde, tenho dedos que teclam, tenho mente que pensa, tenho o sol que clareia meus passos, tenho uma profissão que gosto, tenho amigos, tenho amores, tenho uma biblioteca que serve de instrumento para eu receber as mensagens de amor, de conforto, de consolação, que Deus tem para me dar.

Quanta coisa para agradecer! Quando se acorda nesse exato momento para o sentimento de gratidão, Deus jorra em nós a fortaleza, a esperança, a alegria, a sua infinita bondade. É quando podemos sentir todo o poder da gratidão.

Sou grato a ti também, Senhora Tristeza, pois fostes tu que me levastes a fazer essas reflexões. Da janela, olho pro alto, céu azul, luz do sol, que dia lindo! Obrigado meu Deus!

3 comentários:

N*** disse...

Amigo...

Em alguns momentos de tristeza, me deparo com algumas palavras que vem inesperadamente, como por exemplo o Salmo que posto logo abaixo.

N***

SALMO 121:

Ergo meus olhos para o alto de onde virá meu auxílio. Meu socorro vem do Eterno, o Criador dos céus e da terra. Ele não permitirá que resvale teu pé, pois jamais se omite Aquele que te guarda. O Guardião do nosso povo jamais descuida, jamais dorme. Deus é Tua proteção. Como uma sombra, te acompanha a Sua Destra. De dia não te molestará o sol, nem sofrerás de noite sob o brilho da lua. O Eterno te guardará de todo mal; Ele preservará tua alma. Estarás sob Sua proteção ao saíres e ao voltares, desde agora e para todo o sempre.

CELIAS SOARES disse...

Caro Sanderson

A gratidão é um sintoma de almas iluminadas.Ser grato é o mesmo que ser generoso.São sentimentos que engrandecem e torna melhor e mais humano qualquer indivíduo.Que Jesus o ilumine sempre!

Hugo Brito (Jordão-AC) disse...

Sua escrita segreda motivos que não cabem nos conceitos das palavras, mas extrapolam a grafia porque pertencem a algo a que não sabemos dar nome.
Certa feita, ao ler uma determinada obra, deparei-me com as seguintes palavras: " A gratidão gera o sorriso. E o sorriso enfeita qualquer relação, mesmo as fluidas dos encontros sem razão nas andanças da vida. Nas relações afetivas, aquelas conquistadas, o sorriso tem de ter sua razão de ser. O sorriso treinado é falso. A vida não é uma pose para fotografia. A vida é uma viagem em que a bagagem deve ser proporcional à necessidade do viajante".
Dr. Sanderson, é triste perceber como a frivolidade tomou conta das relações, sejam elas afetivas ou profissionais. Fala-se o que se deve, não o que se sente.