terça-feira, 29 de setembro de 2009

O poder da convicção na oratória forense

Não ter convicção é como ser um cego, numa noite escura, numa casa sem luz, procurando um gato preto, que não existe.

Os advogados experientes sempre nos ensinam que na oratória só se convence se estivermos convencidos.

Enquanto você não passar por essa experiência não poderá sentir toda a verdade que há nesta lição, e todo o seu valor.

Tempos atrás, ao chegar na Câmara Criminal para sustentar oralmente um recurso, deparei-me, ao revisar o meu arrazoado, com a falta de convicção para defendê-lo. Faltou chão para os meus pés, força para minha voz, agilidade para a minha mente, autoridade para os meus gestos. Olhava de um lado para o outro como se estivesse com medo de alguém, perdido, sem saída.

O que fazer?

Sustentar de maneira vazia e sem brilho a defesa, perdendo inclusive a credibilidade diante dos julgadores, ou abster-me de fazê-la traindo o patrocínio da causa?

Pedi ajuda de Deus, o que aconselha Santo Ivo, principalmente nestas circunstâncias, de impasse, de encruzilhada.

E encontrei uma rápida solução. A voz da consciência me falou:

"Não sustente. Você já fez o que pode. O apelante já tem tempo para sair da cadeia por outros meios, peça o semiaberto para ele, e largue esse recurso, sua credibilidade é o seu poder de advogado, não perca esse tesouro".

Quando o desembargador relator me passou a palavra, assim iniciei e assim finalizei: "Excelentíssimos Senhores Desembargadores, ouço com respeito os votos de vossas excelências".

Como previsto, o recurso foi negado à unanimidade. Entrei com o pedido de semiaberto para o meu constituinte, que hoje é um homem livre e próspero, pai de família, gente boa, e um admirador de meu trabalho.

Depois desta situação nunca mais interpus um recurso que não tivesse a condição de sustentá-lo com autoridade moral e jurídica. E isso vale para todas as causas que defendo.

Aprendi, com a experiência, na prática, uma das mais importantes lições de oratória, que quem bem entender não irá esquecer nunca: para convencer você tem que estar convencido.

6 comentários:

Kamila Kirly disse...

Olá, tb sou estudante de direito, aqui em Rio Branco, sempre visito o seu blog. Adoro ler suas postagens, são sempre ricas e cheias de humildade.
Parabéns, pelo seu trabalho!

Anônimo disse...

oi parabéns pelo seu trabalho brilhante trabalho, pela sua coragem, determinação, vo merece todo nosso respeito e admiração.

PARABENS! vc escolheu a carreira certa.

Anônimo disse...

lhe admiro muito pela a sua postura ,com as pessoas pobres .sucesso DEUSlhe abençõe

Mauricio disse...

Caro doutor Sanderson,

Quero parabenizá-lo pelo trabalho. Tenho acompanhado, na medida do possível, suas brilhantes atuações e, para mim, como estudante, têm sido verdadeiras aulas.

Me formo neste ano e, pretendo atuar na área criminal, pois acredito que é a mais honrosa das profissões, mesmo que, por vezes, mal vista aos olhos da sociedade. Tenho me inspirado em grandes almas virtuosas da história da advocacia, até que um dia desses encontrei esta singela página, que é uma verdadeira fonte de conhecimento e motivação.

Um grande abraço,

Mauricio Belo Ferreira
Guarapuava - Pr.

Sanderson Silva de Moura disse...

Caro Mauricio

Fico feliz com a sua escolha de ser advogado criminalista.

Parabéns por procurar como inspiração os grandes nomes da advocacia, esse é um respeitado começo.

Obrigado pelas boas palavras a mim dirigidas.

Desejo-lhe persistência, porque sinto que você tem vocação.

Sanderson Moura

Anônimo disse...

Brilhante trabalho.