segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A beleza da coragem de um verdadeiro advogado

Um dos ídolos da advocacia criminal, Malesherbes, viveu na França revolucionária do final do século XVIII.

Período de ouro da advocacia, onde despontou os mais belos advogados da história: Gambetta, Lachaud, Malesherbes, Romain de Sèze, Labori, Henri Robert, Frederic Lenté, Berreyer, Chaveau Lagarde, Moro Giaferri, Victor Hugo, etc.

Na defesa do Rei Luis XVI, bradou, Malesherbes, diante de um Tribunal preparado para mandar o réu e seu o advogado para a guilhotina.

"Trago a este Tribunal a verdade e a minha cabeça, podem dispor da minha cabeça mas terão que ouvir primeiramente a verdade".

Malesherbes perdeu a cabeça, mas disse sua verdade. Dele escreveu Henri Robert: "Ele foi o corajoso defensor da justiça oprimida pelo poder, o defensor dos humildes contra a arbitrariedade dos poderosos".

Eis toda a grandeza, todo o heroísmo, toda a beleza que existe na coragem de um verdadeiro advogado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sanderson gostei muito de vc mandar aquele promotor calar a boca..parabéns..tudo não passou de um teatro armado por eles,faz de conta..mas a popoulação agora ficou dividida e tbm começou a enchergar o outro lado,ando de ônibus e escuto os comentários feito pela população,sei como vc foi importante nessa batalaha, agora vamos esperar...

Rachel Moreira disse...

Sanderson parabéns pela atuação. Independente de ser criminoso ou não Hildebrando Pascoal precisava ter um julgamento imparcial, caso contrário a sociedade se tornaria pior que ele. Acredito que quando a busca em saciar nossa sede de justiça ultrapassa a moral e a ética nos tornamos piores que o que mais injusto dos homens.