segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Sem prerrogativas não há advocacia: é com Perazzo que eu vou!

O mês de agosto é momento apropriado para falarmos da advocacia no Acre.

E para lançarmos uma candidatura também.

Dia 11 comemoraremos o dia desse profissional, que é imprescindível à realização da justiça.

Sem advogado não há justiça. Porque sem ele só se ouve uma das versões, e a justiça é uma balança, são dois ouvidos, são dois lados, que bem pesados, que bem medidos, manifesta-se segundo a verdade.

Elogiou com acerto, o doutor Valdir Perazzo, em recente artigo publicado, a nova administração da OAB/AC, que avançou bem no aspecto físico: novas salas, novas instalações, um prédio próprio em construção, entre outras coisas. Isso é importante e está sendo feito.

Mas nem só de pão, mas nem só de coisas materiais vive o advogado e a OAB. Dentro da advocacia existe uma espécie de religião própria, de uma alma da profissão, de um espírito que a move, de uma transcendência que nós chamamos de prerrogativas.

Como bem salientou Doutor Valdir Perazzo "sem prerrogativas não existe advocacia. O advogado precisa de uma instituição que seja uma guardiã dessa força sutil, para que o advogado possa desempenhar seu trabalho. Afinal, as prerrogativas do advogado são as bases para se dar vida ao devido processo legal, ao contraditório e ao próprio direito de defesa, só consagrado no estado democrático de direito."

E chama, e conclama, e levanta a bandeira: "Advogados, uni-vos, em defesa de suas prerrogativas!"

Doutor Valdir Perazzo tem autoridade para falar em prerrogativas. É um profissional independente, que defendeu e defende muitos advogados vítimas do abuso de autoridade, é um homem de saber, é um intelectual sensível as causas públicas, é preparado para assumir esse novo momento de luz na história da advocacia.

As eleições da Ordem dos Advogados do Brasil já batem a nossa porta. Eu quero abrir a minha para acolher uma proposta positiva, que engrandeça nosso labor, que nos dê segurança de sermos nós mesmos.

Nós mesmos, a voz da natureza que defende.

A voz da natureza que pede justiça.

A voz da natureza que enfrenta o arbítrio.

A voz da natureza que defende a cidadania.

A democracia.

A liberdade.

O patrimônio.

A honra.

A vida.

Todos os altos valores da civilização humana.

Isso é que é advocacia de verdade.

É com Perazzo que eu vou!

2 comentários:

Carla Geraldi disse...

Parabéns pelo blog.
Sempre leio, releio e gosto da maneira que escreve e pensa.
Sou bacharel em direito e me serve de grande inspiração suas idéias.
Fiz uma adaptação da poesia eu posso no meu orkut.

amplexos,

Carla Geraldi - Indaiatuba SP

hakeffi disse...

Realmente como diz na materia:"Sem advogado não há justiça" e aproveitando essa oportunidade gostaria muito de ter uma orientação sua Sanderson.
Sou um candidato do concurso Pm ac e esrou nun dilema, pois tenho 30 anos e fiz todas as fases do concurso com 30 anos e inclusive estou na ultima fase do concurso e também à concluirei com a mesma idade. Mais o problema é que estão falando e tem tudo para ser verdade que o curso de formação de soldado so irá começar em novembro em diante, e é justamente ai que está a questão, pois dia 11 de outubro farei 31 anos.
No edital do concurso do dia 7 de outubro de 2008 consta que para ingreçar no curso d formação tem que ter 30 anos, por tanto eu estaria fora do curso de formação.
Fui na defensoria em busca de orientação e lá o assessor do defensor me falou que realmente eu estaria correndo o risco de ficar de fora, já que a consta no edital e no estatuto da Pm o limite de idade. Mais se isso relamente acontecer seria uma tremenda injustiça, pois que culpa tenho eu de haver tanta demora para a conclusão desse concurso?
Devido o seu grande respaldo na advocacia acriana e região norte, venho pedi-lhe com muito prazer uma orientação ou opniçao sua.
Desde ja agradeço pela compreensão.